Um dos mistérios que envolvem o mito de Marilyn Monroe é o da origem de seu nome artístico, que pode ter sido desvendado, finalmente. O ator Mickey Rooney, de 86 anos, afirmou, em entrevista à revista norte-americana Premiere, que foi ele o criador desse nome cintilante.
Rooney disse ter conhecido a aspirante a atriz em uma festa e ficou fascinado com a sua beleza, mas não com o seu nome: "Norma Rae". E disse-lhe que ele não era bom o bastante para Hollywood. Ele recordou que, naquela noite, levou Marilyn em casa.
O veterano ator contou à revista a seguinte história: "Eu disse a ela, 'Alguma coisa me diz que você tem um futuro maravilhoso, mas precisa mudar o seu nome. Houve uma grande estrela chamada Marilyn Miller e ninguém mais usou esse nome. Você poderia ser Marilyn'. Então, o telefone tocou e era um rapaz com quem eu escrevia roteiros, cujo nome era Tom Monroe. Ela me perguntou: 'Com quem você estava falando?' Eu respondi: 'Com o seu sobrenome... você é Marilyn Monroe.'"
Comentário: Existiu uma atriz chamada Marilyn Miller (1898-1936), estrela de musicais da Broadway nos anos 1920, que estrelou três musicais no cinema, entre 1929 e 31. O ator Tom Monroe (1919-1993) começou no cinema em 1948 e apareceu no filme Areias movediças (1950), estrelado por Mickey Rooney. O nome verdadeiro de Marilyn Monroe era Norma Jean Mortensen. Desde o primeiro filme em que apareceu, em 1947, ela já usava o nome Marilyn Monroe. Conta-se que, quando assinou o primeiro autógrafo, ela perguntou como se soletrava 'Marilyn'; não sabia onde colocar o "i". Ela teria declarado que nunca gostou do nome 'Marilyn' e que freqüentemente pensava que deveria ter-se decidido por 'Jean Monroe'. Norma Rae era o nome da personagem de Sally Field no filme Norma Rae (1979).