5 de setembro de 2010

Encontro paranaense de cineclubismo

A Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) promoveu no dia 18 de agosto último encontro aberto e gratuito para discutir o movimento cineclubista no Paraná. Realizado no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL - Universidade Estadual de Londrina, o evento foi programado pelo Kinoclube, cineclube da Kinoarte, e debateu a importância e as possibilidades de atuação dos cineclubes do Paraná, inclusive sua implantação em escolas.
Estiveram presentes Emmanuel Appel, professor de filosofia da UFPR, e Rodrigo Bouillet, coordenador de rede do Cine Mais Cultura (MinC), além de representantes de instituições públicas de ensino da cidade como Edilomar Leonart, professora e diretora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Argel Medeiros, da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (AVEC); Fernanda Oliveira, do SESC Apucarana; Regina Reis, da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina; Rogério Ivano, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Anderson Craveiro, professor da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR); Rodrigo Grota, cineasta, da FAP/CINETVPR; Patrícia Magalhães, da Faculdade Pitágoras; Nilson Fakir Jr. e Roberta Shizuko Takamatsu.
O projeto, iniciado pelo Kinoclube em 2006, desde 2009 conta com apoio do Cine Mais Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura, e do edital para Vilas Culturais da Prefeitura de Londrina. Novos encontros já estão sendo planejados para outras cidades.