16 de fevereiro de 2019

'A Favorita É um Filme Muito Estranho

Resultado de imagem para a favorita


O filme "A Favorita" (The Favourite, 2018), de Yorgos Lanthinos, ganhou o prêmio BAFTA de melhor filme britânico (pobre cinema britânico!) e concorre em dez categorias do Oscar, empatado com "Roma". Vi "A Favorita" e não gostei nem um pouco. Ouvi dizer que ele é fiel aos fatos históricos. Mas como pode ser fiel se as personagens agem e falam como se pertencessem à mais ignorante e escrota ralé, enquanto, supostamente, representam a realeza britânica. Achei-o um tanto asqueroso. Não vi nele nada bonito, nem agradável. A trilha musical é torturante. A fotografia só mostra feiura, os ambientes são mal iluminados. Se a intenção era ser realista, deve ser um novo tipo de realismo, do qual eu ainda nada sei. Parece que a moda agora é filmar como se fosse filme caseiro. A minha conclusão é de que "A Favorita" foi feito para espectadores masoquistas.

(Foto: Google Imagens/cinefilosanonimos.com.br)

CHRISTOPHER KNOPF (1927-2019), Roteirista

Resultado de imagem para o imperador do norte

O roteirista americano Christopher Knopf morreu no dia 13 de fevereiro, em Santa Mônica, Califórnia, aos 91 anos.

Embora tenha começado sua carreira no cinema, onde seu pai era produtor, Knopf trabalhou bem mais para a TV, veículo no qual também foi mais bem-sucedido, conquistando vários prêmios do Sindicato dos Roteiristas da América.

Ele escreveu roteiros para oito filmes, entre os quais estão "A 20 Milhões de Milhas da Terra" (20 Million Miles to Earth, 1957), "Audácia de um Estranho" (The Tall Stranger, 1957), "Com o Dedo no Gatilho" (Hell Bent for Leather, 1960), "O Imperador do Norte" (Emperor of the North Pole, 1973) e "Ambição Acima da Lei" (Posse, 1975).

Christopher Edwin Knopf nasceu em 20 de dezembro de 1927, em Nova York, Nova York, EUA. Serviu na Força Aérea dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Foi presidente do Sindicato dos Roteiristas da América, Oeste, de 1965 a 1967. Deixou viúva a mulher do seu terceiro casamento. Tinha três filhos do primeiro casamento. Era filho do produtor Edwin H. Knopf (1899-1981) e sobrinho do editor de livros Alfred A. Knopf (1918-2009).

(Foto: Ernest Borgnine e Le Marvin em "O Imperador do Norte" - Google Imagens/cinefilosparasempre.blogspot.com)

'Guerra Fria" Retrata a Opressão Comunista

Resultado de imagem para guerra fria

O filme "Guerra Fria" (Zimna wojna, 2018), de Pawel Pawlikowski, mostra a tragédia que foi o comunismo soviético na Polônia. E mostra do jeito que eu gosto, sem discurso. Apenas retrata as peripécias de duas pessoas que se amam, um homem e uma mulher. Eles têm as suas vidas destroçadas por causa do comunismo, mas quase tudo está no subtexto. O espectador é que faz a sua leitura e tira as suas conclusões.
Um jovem músico e maestro faz uma pesquisa para descobrir cantoras e canções do mundo rural, a fim de montar um espetáculo. É aí que ele conhece uma jovem cantora e começam um relacionamento. Começam também os problemas, porque seu trabalho está submetido à supervisão de um representante do partido comunista. O espetáculo, puramente musical, é apropriado pelo partido para exaltar o ditador soviético Stálin. A cantora conta ao maestro que o chefete do partido, com quem ela também é obrigada a se relacionar (deduz-se), a assedia para obter informações a respeito dele, querendo saber inclusive se ele acredita em Deus. Isto, na Polônia, um país católico.
O maestro cria um belíssimo espetáculo de canto e dança, que é levado para um festival da juventude comunista na Alemanha, ainda na década de 1950, antes da existência do Muro da Vergonha, construído em 1961 e que dividiu a Alemanha em dois países, um comunista e o outro democrático. O maestro se aproveita de estar na Alemanha ainda sem o muro e foge para Paris. Lá, ele tem contato com a música ocidental, o jazz, e se torna amante de uma poetisa, que escreve letras para sua canções.

A cantora, que ficou na Polônia, se casa com um italiano da Sicília e vai ao encontro do maestro. Ela nega que fugiu da Polônia, diz que saiu legalmente, em consequência de ter se casado com um estrangeiro, mas é evidente que o casamento foi a saída que ela encontrou para escapar do comunismo. Seu marido siciliano nem é visto no filme. Em Paris, ela se diverte com Rock Around the Clock, música do grupo roqueiro Bill Halley e Seus Cometas, que também alegrou a minha geração, quando eu era adolescente.
Usando passaporte não polonês, o maestro vai à Tchecoslováquia para um evento musical e a polícia comunista o prende, leva-o de volta à Polônia e o sentencia a 15 anos de prisão. Sua prisão é uma ilegalidade inominável, cometida por uma ditadura, porque seu passaporte é de um país fora da cortina de ferro. A jovem cantora também retorna à Polônia e, num arranjo para tirá-lo da cadeia antes de cumprir os 15 anos de pena, se casa com o chefete comunista e tem um filho com ele.
O maestro e a cantora são dois seres humanos normais, cheios de defeitos como todos nós, talvez mais ingênuos que nós por terem nascido num país comunista. Eles só querem viver e realizar seus talentos artísticos, mas são cerceados pelo totalitarismo comunista. Ele termina como um apátrida, uma das condições mais degradantes para um ser humano. O final é trágico. Mas nenhuma personagem do filme diz uma só palavra, nada, contra o comunismo. Precisava?
O filme é preto-e-branco. Não poderia ser diferente.

(Foto: Tomasz Kot e Joanna Kulig - Google Imagens/ correiodopovo.com.br)