7 de maio de 2013

RAY HARRYHAUSEN (1920-2013), especialista em efeitos especiais

Ray Harryhausen, uma lenda em Hollywood por seu pioneirismo na arte dos efeitos especiais, morreu hoje em Londres, aos 92 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Sua paixão pelos efeitos especiais nasceu ao ver o filme "King Kong" (1933), a produção rodada em preto e branco por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack a cuja estreia assistiu.
Vencedor de um Oscar honorário em 1992 e detentor de uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, seu trabalho influiu na carreira de diretores como Steven Spielberg, James Cameron, Peter Jackson e George Lucas, que se inspiraram em obras de Harryhausen como "O Monstro do Mar Revolto" (It Came from Beneath the Sea, 1955), "A Ilha Misteriosa" (Mysterious Island, 1961), "Mil Séculos Antes de Cristo" (One Million Years B.C., 1966), "Sinbad e o Olho do Tigre" (Simbad and the Eye of the Tiger, 1977) e "Fúria de Titãs" (Clash of the Titans, 1981).
Possivelmente o trabalho mais recordado de Harryhausen seja a animação dos sete esqueletos do filme "Jasão e o Velo de Ouro" (Jason and the Argonauts, 1963), que lhe tomou três meses de filmagem.
Ao longo de sua carreira, Harryhausen produziu 17 filmes, se encarregou dos efeitos especiais de 15 e dirigiu vários curtas-metragens. Também trabalhou como ator em comédias como "Os Espiões que Entraram numa Fria" (Spies Like Us, 1985) e "Um Tira da Pesada 3" (Beverly Hills Cop III, 1994).
"Sem Ray Harryhaysen, possivelmente não teria existido 'Guerra nas Estrelas'", disse então George Lucas, o cérebro da franquia intergalática.
"'O Senhor dos Anéis' é meu filme homenagem a Ray Harryhausen. Sem seu amor por essas imagens maravilhosas e sua forma de narrar, esse filme não poderia ter sido feito, pelo menos não por mim", afirmou Peter Jackson, diretor da saga.
Raymond Harryhausen nasceu em 29 de junho de 1920, em Los Angeles. Deixou viúva Diana Livingstone Bruce.