3 de julho de 2016

MICHAEL CIMINO (1939-2016), diretor


Resultado de imagem para michael cimino 

 
O diretor, roteirista e produtor americano Michael Cimino morreu no dia 2 de julho, aos 77 anos.
Cimino será sempre lembrado como diretor de dois filmes, o grande sucesso "O Franco-Atirador" (The Deer Hunter, 1978), que lhe deu dois Oscars (melhor filme, como produtor, e melhor diretor), o Globo de Ouro de melhor diretor e o prêmio do Sindicato dos Diretores da América, e o retumbante fracasso comercial "O Portal do Paraíso" (Heaven's Gate, 1980), com roteiro de sua exclusiva autoria, filme que consumiu 44 milhões de dólares na produção e só obteve uma renda líquida de 1,5 milhão de dólares nos cinemas dos EUA. Mas pode-se dizer que o fracasso não foi merecido, pelo menos não nessa proporção. O filme saiu em DVD nos EUA, com duração de 219 minutos, e conseguimos importar um exemplar e vê-lo. Trata-se de um belo western épico, inspirado num conflito ocorrido entre fazendeiros imigrantes e grandes criadores de gado no estado de Wyoming, no século 19.
Cimino se iniciou no cinema como corroteirista de "Corrida Silenciosa"  (Silent Running, 1972) e teve a oportunidade de se tornar diretor graças a Clint Eastwood, protagonista do segundo filme de cujo roteiro Cimino participou, "Magnum 44" (Magnum Force, 1973). Eastwood o convidou para dirigir "O Último Golpe" (Thunderbolt and Lightfoot, 1974), com elenco encabeçado pelo próprio Eastwood. Ele dirigiu apenas sete filmes, entre os quais estão também "O Ano do Dragão" (Year of the Dragon, 1985), "O Siciliano" (The Sicilian, 1987), que lhe trouxe novos problemas, sendo acusado de retratar como herói o criminoso italiano Salvatore Giuliano, e "Na Trilha do Sol" (The Sunchaser, 1996), com o qual encerrou sua carreira no cinema.
Michael Cimino nasceu em 3 de fevereiro de 1939, em Nova York. Estudou arquitetura, pintura e arte dramática. Seus filmes foram muito bem recebidos na França, por revelarem influência do realismo poético, presente em filmes franceses dos anos 1940, principalmente. Após se aposentar do cinema, foi morar na França, onde publicou romances que fizeram sucesso.
(Foto: Google Imagens.)