14 de janeiro de 2008

Festival de Palm Springs premia Sean Penn

O vencedor do Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, Califórnia, foi o filme Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007), que deu ainda o prêmio de Diretor do Ano a Sean Penn, e o de Estrela Masculina em Ascenção para Emile Hirsch. Daniel Day-Lewis foi eleito o Ator do Ano, por sua atuação em Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007), e Halle Berry a Atriz do Ano, por seu papel em Coisas que Perdemos pelo Caminho (Things We Lost in the Fire, 2007). A atriz francesa Marion Cotillard foi homenageada com o Prêmio Ruptura, por sua atuação em Piaf - Um Hino ao Amor (La Môme, 2007), e Nikki Blonsky com o de Estrela Feminina em Ascenção, em Hairspray - Em Busca da Fama (Hairspray, 2007), que ficou também com o Prêmio Desempenho do Conjunto, para o elenco. O Prêmio Vanguarda foi para o filme Juno (Idem, 2007).

(Crédito da foto: seresteros.com)

Calçada da Fama faz homenagem póstuma

A atriz Elizabeth Montgomery, que morreu de câncer em 1995, aos 62 anos, foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Presente à cerimônia, acontecida no início de 2008, estava o viúva da atriz, o ator Robert Foxworth. O mestre de cerimônia Johnny Grant, considerado "prefeito honorário" de Hollywood, declarou mais ou menos o seguinte: "Ela provavelmente está no céu zombando de nós aqui embaixo desta chuva". Grant, que há décadas comandava a inauguração das estrelas na Calçada da Fama, veio a falecer no dia 9 de janeiro.

Atriz de TV, mais conhecida como a feiticeira da famosa série, Montgomery atuou em apenas cinco filmes, a exemplo de Mensageiro da Vingança (Johnny Cool, 1963) e Quem Andou Dormindo em Minha Cama? (Who's Been Sleeping in My Bed?, 1963), nos quais fez o principal papel feminino.
(Crédito da foto: http://www.tvnewsreview.com/)

Globo de Ouro 2008: sem grandes vencedores

O filme britânico Desejo e Reparação (Atonement, 2007), que contava com o maior número de indicações, levou o prêmio de melhor filme dramático. Baseado no romance Reparação, do escritor Ian McEwan, o filme estava indicado em sete categorias, incluindo melhor ator para James McAvoy e melhor atriz para Keira Knightley, mas só venceu em duas; o outro prêmio foi o de melhor trilha sonora para o compositor italiano Dario Marianelli.
Os outros premiados foram:
1 - Melhor filme (comédia ou musical): Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
2 - Melhor filme em língua estrangeira: O Escafandro e a Borboleta
3 - Melhor diretor: Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta)
4 - Melhor atriz (drama): Julie Christie (Longe Dela)
5 - Melhor atriz (comédia ou musical): Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor)
6 - Melhor ator (drama): Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)
7 - Melhor ator (comédia ou musical): Johnny Depp (Sweeney Todd)
8 - Melhor atriz coadjuvante: Cate Blanchett (Não Estou Lá)
9 - Melhor ator coadjuvante: Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez)
10 - Melhor roteiro: Ethan e Joel Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez)
11 - Melhor canção: Eddie Vedder, por "Guaranteed" (Na Natureza Selvagem)
12 - Melhor filme de animação: Ratatouille.
A 65ª edição do Globo de Ouro, na qual os filmes conquistaram no máximo duas estatuetas, foi marcada pela greve dos roteiristas nos Estados Unidos, que provocou o cancelamento da festa.
Por causa da greve, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood teve de transformar o tradicional jantar de gala em uma entrevista coletiva no hotel Hilton de Beverly Hills, onde os jornalistas foram os únicos presentes à premiação.
As informações são da Folha UOL.
(Crédito da foto: http://www.empirecinemas.co.uk/)