5 de julho de 2016

ABBAS KIAROSTAMI (1940-2016), diretor, produtor, roteirista e montador


Resultado de imagem para abbas kiarostami

 
O cineasta iraniano Abbas Kiarostami morreu de câncer no dia 4 de julho, em Paris, aos 76 anos.
Kiarostami, talvez o mais bem-sucedido cineasta de seus país, não fazia filmes para o grande público. Ocupava-se de temas delicados e profundamente humanos (basta atentar para os títulos de seus filmes para perceber isso), com magistral engenhosidade, e participando de todas as fases da produção de seus filmes. O diretor americano Martin Scorsese declarou que ele "representa o mais alto nível artístico no cinema".
Kiarostami começou a dirigir no início dos anos 1970, mas só emplacou seu primeiro sucesso internacional com "Onde Fica a Casa do Meu Amigo?" (Khane-ye doust kodjast?, Irã, 1987), que recebeu três prêmios no Festival de Locarno, na Suíça. Ele realizou cerca de uma dúzia de longas-metragens de ficção, dentre os quais merecem destaque também "Close-up" (Nema-ye Nazdik, Irã, 1990), premiado como melhor filme no Festival de Montréal, no Canadá, e ainda com o prêmio Fipresci, no Festival de Istambul, na Turquia; "E a Vida Continua" (Zendegi va digar hich, Irã, 1992), que ganhou o prêmio da Crítica na Mostra de São Paulo; "Através das Oliveiras" (Zire darakhatan zeyton, Irã, 1994), premiado em vários festivais pelo mundo; "Gosto de Cereja" (Ta'm e guilass, Irã/ França, 1997), que conquistou a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes, na França; "O Vento nos Levará" (Bad ma ra khahad bord, Irã/França, 1999), que recebeu três prêmios no Festival de Veneza, na Itália, e "Cópia Fiel" (Copie conforme, França/Itália/Bélgica/Irã, 2010), prêmio de melhor filme no Festival de Valladolid, na Espanha, e prêmio da Juventude no Festival de Cannes.
Abbas Kiarostami nasceu em 22 de junho de 1940, em Teerã. Era divorciado e tinha dois filhos. Era pai do cinegrafista, montador e diretor de documentários Bahman Kiarostami.
(Foto: Google Imagens.)

NOEL NEILL (1920-2016), atriz


Resultado de imagem para noel neill

A atriz americana Noel Neill morreu no dia 3 de julho, em Tucson, Arizona, aos 95 anos.
Noel começou sua carreira no cinema em 1940 e apareceu em 38 filmes, quase sempre em pequenos papéis e, na maioria das vezes, em comédias ou musicais e sem receber crédito na tela, até conseguir o papel da sua vida no seriado "Super-Homem" (Superman, 1948), tornando-se a primeira atriz a dar vida a Lois Lane, o que se repetiu noutro seriado, "O Homem Atômico Contra o Super-Homem" (Atom Man vs. Superman, 1950). Entre os filmes em que ela recebeu crédito estão "Tentação de Sereia" (Here Come the Waves, 1944), "Herói Ginasial" (High School Hero, 1946), o seriado "As Aventuras de Frank e Jesse James"   (Adventures of Frank and Jesse James, 1948), "O Voo da Morte" (The Sky Dragon, 1949) e o seriado "As Aventuras de Jesse James" (The James Brothers of Missouri, 1949), tendo feito o papel principal em todos estes quatro seriados. Sem receber crédito, ela apareceu em filmes clássicos como "A Dália Azul" (The Blue Dahlia, 1946), "Sinfonia de Paris" (An American in Paris, 1951), "O Maior Espetáculo da Terra"  (The Greatest Show on Earth, 1952) e "Os Homens Preferem as Louras" (Gentlemen Prefer Blondes, 1953). Em 1954, ela praticamente encerrou sua carreira no cinema, tendo começado em 1953 a encarnar novamente Lois Lane na série de TV "As Aventuras do Super-Homem"  (1952-1958), substituindo Phyllis Coates, que deixou a série depois do 26º episódio. Após a série ela se aposentou, só voltando a atuar eventualmente e após interpretar a mãe de Lois Lane em "Superman - O Filme" (Superman, 1978). Apareceu também em "Superman - O Retorno" (Superman Returns, 2006), no papel de Gertrude Vanderworth.
Noel Darleen Neill nasceu em 25 de novembro de 1920, em Minneapolis, Minnesota. Antes de se tornar atriz, foi modelo fotográfica e cantora de sucesso, chegando a ser contratada por ninguém menos que Bing Crosby. Por ter atuado em seis filmes e dois seriados do gênero faroeste, em 1996 recebeu o prêmio Bota de Ouro. Era viúva do maquiador cinematográfico Hal Lierley (1914-1994).
(Foto: Google Imagens.)