30 de janeiro de 2012

LINDUARTE NORONHA (1930-2012), diretor

O cineasta brasileiro Linduarte Noronha morreu de pneumonia, no dia 30 de janeiro, em João Pessoa. Tinha 80 anos. Nasceu Linduarte Noronha Oliveira em 1930, em Ferreiros, Pernambuco. Além do documentário "Aruanda" (1960), ele dirigiu o primeiro longa-metragem paraibano, "O Salário da Morte" (1971).
Para ciência dos leitores do blogue, publicamos a Nota de Pesar divulgada hoje pelo Conselho Nacional de Cineclubes:

"NOTA DE PESAR - É com profunda tristeza que o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, CNC, através de sua direção, informa e lamenta o falecimento de Linduarte Noronha, pioneiro do Cinema Novo, diretor do inovador e clássico “Aruanda”, um marco do Documentário no Brasil. Apresentamos nossas condolências à família e amigos. O cinema e o cineclubismo estão de luto.

Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros"

Hollywood: 'O Artista' conquista o prêmio do Sindicato dos Diretores

O diretor francês Michel Hazanavicius,realizador do filme preto-e-branco e mudo "O Artista" (The Artist, França/Bélgica, 2011), ganhou no dia 28 de janeiro o prêmio da 64ª edição do Sindicato de Diretores de Hollywood.  Seu filme, que homenageia a era do cinema mudo hollywoodiano, já ganhou três Globos de Ouro, em 16 de janeiro, e obteve 10 indicações ao Oscar, em 24 de janeiro, inclusive para os de melhor filme e melhor diretor. O prêmio de melhor diretor de documentário foi para James Marsh, por "Project Nim" (Reino Unido/EUA, 2011).