20 de janeiro de 2012

'A Música Segundo Tom Jobim'

Hoje fiquei em estado de graça ao assistir ao filme "A Música Segundo Tom Jobim", um dos mais originais e divertidos documentários que já vi em toda a minha vida. Não há depoimentos nem narração, apenas música. Canções de Tom Jobim nas vozes de grandes cantores e cantoras de várias partes do mundo, inclusive em francês,  italiano, inglês e, claro, em português. Os intérpretes se contam às dezenas: de Frank Sinatra a Alaíde Costa, de Carlinhos Brown a Sylvia Telles, de Sammy Davis Jr. a Maysa. Para quem acha que ainda é pouco, há Ella Fitzgerald, Henri Salvador, Sarah Vaughan, Errol Gardner, Diana Krall, Elizete Cardoso e muitos mais. Mas a figura que domina o filme é a do próprio compositor, que merece essa justíssima homenagem. O filme mostra grandes momentos da sua carreira, mas vale destacar a interpretação de "Águas de Março" por Elis Regina e Tom Jobim, uma cena que merece figurar entre as mais belas da história do cinema. A direção do filme é assinada pelo veterano Nelson Pereira dos Santos e pela neta do compositor Dora Jobim.

WALDEMAR LIMA (?-2012)

O fotógrafo sergipano Waldemar Lima morreu no dia 19 de janeiro, em São Paulo, aos 82 anos. Ele lutava contra uma leucemia havia dois meses. Lima foi o diretor de fotografia de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), obra-prima de Glauber Rocha, que o tornou famososo por ter conseguido retratar de um estilo diferente a luz do Nordeste brasileiro.
Ele fotografou também, entre outros, "Bebel, Garota Propaganda" (1968) e "Anuska, Manequim e Mulher" (1970). Também codirigiu, em parceria com Luiz Carlos Maciel, "Society em Baby-Doll" (1965).

PIO ZAMUNER (1935-2012)

O cinegrafista e diretor ítalo-brasileiro Pio Zamuner morreu hoje, em São Paulo, aos 76 anos. A causa da morte ainda não foi determinada. Zamuner dirigiu 13 filmes, a maior parte deles com o comediante Mazzaropi, entre os quais "Betão Ronca Ferro" (1970), "A Banda das Velhas Virgens" (1979) e "Jeca e a Égua Milagrosa" (1980), o último do humorista. Houve um que teve filmagens na Agentina, "Um Caipira em Bariloche" (1972).
Pio Roberto Zamuner nasceu em 1935, em Chiarano, Itália.