7 de setembro de 2020

JIRÍ MENZEL (1938-2020), Diretor

 O ator, roteirista e diretor tcheco Jirí Menzel morreu no dia 5 de setembro, em Praga, República Tcheca, aos 83 anos.

Menzel estudou na Escola de Cinema de Praga e, após ter experiências com o curta-metragem, começou sua carreira como assistente de direção em "Algo Diferente" (O mecem jiném, Tchecoslováquia, 1963), de Vera Chytilová.

Depois deu início à carreira de ator, tendo atuado em filmes de outros diretores e nos seus próprios. Sua filmografia como ator é a mais extensa, embora só tenha chegado ao Brasil os seguintes filmes: "O Acusado" (Obzalovaný, Tchecoslováquia, 1964), de Ján Kadár e Elmar Klos, "Coragem para Todos os Dias" (Kazdy den odvahu, Tchecoslováquia, 1964), de Evald Schorm, "O Retorno do Filho Pródigo" (Návrat ztraceného syna, Tchecoslováquia, 1967), de Evald Schorm, "O Cremador" (Spalovac mrtvol, Tchecoslováquia, 1969), de Juraj Herz, "Atrás da Porta" (The Door, Hungria/Alemanha, 2012), de István Szabó, e "O Intérprete" (Tlmocník, Eslováquia/República Tcheca/Áustria, 2018), de Martin Sulík.

Mesmo após a União Soviética invadir a Tchecoslováquia em 1968, pondo fim à chamada Primavera de Praga, Menzel preferiu permanecer em seu país e, como roteirista e diretor, adaptar-se à censura do governo comunista. Seu filme "Andorinhas por Um Fio" (Skrivánci na niti, Tchecoslováquia, 1969), que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Berlim, na Alemanha, foi proibido pela censura e só pôde ser exibido em seus país em 1990, após o fim do regime comunista. Além disso, Menzel ficou vários anos sem poder dirigir.

Da sua filmografia como diretor, apenas dois outros filmes são conhecidos no Brasil: "Trens Estritamente Vigiados" (Ostre sledované vlaky, Tchecoslováquia, 1966), premiado com o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, e "Um Verão Caprichoso" (Rozmarné léto, Tchecoslováquia, 1968), premiado no Festival de Karlovy Vary, na Tchecoslováquia.

Jirí Menzel nasceu em 23 de fevereiro de 1938, em Praga, Tchecoslováquia (atual República Tcheca).Deixou viúva e uma filha.