8 de março de 2011

Carnaval 2011: o cinema cai no samba

Demorou mais de um século, mas finalmente o cinema caiu na folia. Duas escolas de samba cariocas escolheram o cinema como tema no desfile deste ano na Sapucaí.
Na noite de domingo, a Unidos da Tijuca homenageou o cinema de Hollywood, mediante a representação de cenas de filmes famosos como "Tubarão" e "Caçadores da Arca Perida". O cinema brasileiro também esteve representado, principalmente na figura do Zé do Caixão, personagem muito popular do horror à brasileira.
Na noite de terça-feira foi a vez do Salgueiro prestar sua homenagem ao cinema, misturando ícones nacionais como Carmen Miranda e Orfeu (referência ao filme "Orfeu do Carnaval") e hollywoodianos como Batman e Sherlock Holmes. Havia ainda King Kong agarrado ao relógio da Central do Brasil, réplicas gigantescas da estatueta do Oscar e o ator Eri Johnson fantasiado de Charlie Chaplin, além da bateria trajando a farda do Batalhão de Operações Especiais, para lembrar os filmes "Tropa de Elite" e "Tropa de Elite 2", dois megassucessos do cinema brasileiro.