12 de abril de 2007

Vendas de DVDs de alta definição decepcionam

Até agora, poucos filmes lançados em HD DVD e Blu-ray DVD foram bem no mercado norte-americano. Enquanto 007 -- Cassino Royale (2006), Os infiltrados (2006), Batman Begins (2005) e Superman -- O retorno (2006) puxaram as vendas para cima, outros títulos não atingiram nem a marca das 200 cópias. Em semana de meados de março, quando 007 -- Cassino Royale liderava a lista dos dez mais vendidos no formato, com 28.233 unidades, apenas outro filme vendeu acima de 3.000, enquanto os restantes venderam menos de 2.000, com os três do final da lista vendendo menos de 1.000. As informações são do saite HighDefDigest.com.

(Crédito da foto: www.estadao.com.br)

Festival de Cannes em 60 anos de cobertura

O Festival de Cannes criou um arquivo online com mais de 1.500 clips da cobertura do evento pela TV em 60 anos. Os clips estão disponíveis no acervo do Instituto Nacional de Audio-visual (INA) e poderão ser vistos online, sem ônus, via streaming software, ou baixados, se o interessado preferir, também de graça. O presidente do INA, Emmanuel Hoog, ao dar a notícia, profetizou: "Nenhum outro festival tem uma facilidade como esta. Nós achamos que será um sucesso". Voilà!

(Na imagem, Catherine Deneuve desfila em Cannes. Crédito da foto: www.bbc.co.uk)

O cinema francês vive bom momento

O filme Piaf -- Um hino ao amor (La Môme, 2007), de Olivier Dahan, já arrecadou a vistosa soma de US$ 40 mi, só no mercado francês, desde seu lançamento, ocorrido em 14 de fevereiro. Trata-se de uma biografia da cantora francesa Edith Piaf. O sucesso comercial do filme, aliado ao de Taxi 4 (2007), roteirizado por Luc Besson, impulsionou o cinema francês a conquistar mais de 58% do mercado local. O jornal norte-americano Daily Variety, que deu a notícia, informou que o filme de Hollywood que conseguiu o melhor resultado na França, em 2007, foi Uma noite no museu (2006), que não passou dos US$ 17,6 mi.
(Crédito da foto: http://www.art.com/)