6 de setembro de 2007

Era uma vez em 6 de setembro de 2007

LUCIANO PAVAROTTI (71 anos, de câncer no pâncreas), tenor italiano, considerado pelos amantes da ópera o maior cantor depois de Enrico Caruso; sua contribuição para o cinema se resume em dois filmes: Rigoletto (1982), produção alemã da ópera homônima, e Uma voz para milhões (Yes, Giorgio, 1982),de Franklin J. Schaffner; árias cantadas por ele foram usadas na trilha de vários filmes, como As bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick, 1987), Atração fatal (Fatal Attraction, 1987) e Um homem de família (The Family Man, 2000); atuou em 19 óperas produzidas para a TV. Ganhou um Emmy, em 1985, por episódio da série Great Performances, da TV norte-americana.

(Crédito da foto: Bobby Yip/Reuters).

Particularidades: Pavarotti nasceu em Módena a 12 de outubro de 1935. Em 2001, foi distinguido com a comenda do John Kennedy Center Honors. Recebeu de seus compatriotas o apelido de Lucianone (Lucianão), alusivo à sua grandeza como cantor e ao seu porte de 1,84 m de altura. Era pai de quatro filhas, uma com Nicholetta Mantovani, que ficou viúva, e três do casamento anterior.

Venda de filmes pela internet poderá ser um excelente negócio no futuro

No ano 2011, a venda de filmes pela internet (downloads), nos Estados Unidos, renderá US$ 720 milhões para estúdios e produtores, segundo previsão da revista Screen Digest, com base em estudo realizado. Tal cifra equivale a 18% da renda "doméstica" obtida pelo cinema norte-americano na última temporada. E o melhor é que toda essa soma irá diretamente para os proprietários dos filmes, sem a participação de salas exibidoras nem despesas com tiragem de cópias e transporte de filmes e com publicidade no local da exibição.
O estudo prevê também um adicional de US$ 572 milhões com as vendas (downloads) na Europa ocidental.
Vislumbra-se ainda um potencial de crescimento das vendas para depois de 2011, segundo a publicação, quando os consumidores estiverem equipados, para assistirem aos filmes baixados, com TVs de tela grande ou sistemas de exibição domésticos.