14 de agosto de 2007

Era uma vez em 11 de agosto de 2007

FRANZ ANTEL (94 anos, de causa não divulgada), diretor, produtor e roteirista austríaco; tendo iniciado como roteirista em meados da década de 1930, estreou na direção em 1948; os filmes Olá, Dienstmann (Hallo Dienstmann, 1952), A valsa do imperador (Kaiserwalzer, 1953) e Casanova & cia. (Casanova & Co., 1977) são citados entre seus melhores trabalhos; sob o pseudônimo de François Legrand realizou alguns pornôs e o faroeste à italiana Prima ti suono e poi ti sparo (1975); seu maior sucesso comercial foi Der Bockerer (1981), que lhe rendeu três seqüências, com as quais encerrou a carreira, em 2003. Recebeu dois prêmios, em seu país, pela carreira.

(Crédito da foto: aeiou.iicm.tugraz.at)
Particularidades: Franz Antel nasceu em 28 de junho de 1913. Fez 76 trabalhos para o cinema e três para a TV. (A Folha UOL noticiou que ele dirigiu 90 filmes.) Foi casado cinco vezes, sendo duas com sua assistente de direção Sibylla Antel, que deixou viúva.

35º Festival de Gramado em curso

A abertura do Festival de Cinema de Gramado aconteceu no último domingo, 12. Na oportunidade, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, apresentou uma seleção de trilhas de filmes consagrados.

Na mostra competitiva serão exibidos os seguintes longas-metragens brasileiros: Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais, de Carlos Alberto Prates Correia, Condor, Deserto Feliz, de Paulo Caldas, Olho de Boi, de Hermanno Penna, Otávio e as Letras, de Marcelo Mazagão, e Valsa para Bruno Stein, de Paulo Nascimento.
Os longas estrangeiros são: O cobrador (El Cobrador - In God We Trust, 2006), de Paul Leduc, co-produção México/Espanha/Brasil; Cocalero (2007), de Alejandro Landes, co-produção Argentina/Bolívia; O banheiro do Papa (El baño del Papa, 2005), de César Charlone e Enrique Fernández, produção uruguaia; Madeinusa (2006), de Claudia Llosa, co-produção Peru/Espanha; e Nascido y criado (2006), de Pablo Trapero, co-produção Argentina/Itália/Reino Unido.
(Fonte: Folha UOL. Crédito da foto: http://www.festivaldegramado.net/)