10 de janeiro de 2008

Em 2008 reserva para filme brasileiro não muda

A reserva de mercado para filmes brasileiros em 2008 será a mesma de 2007. A cota de tela será de 28 dias para as salas individuais. No caso de um multiplex de seis salas, porém, cada uma deve exibir filmes nacionais por pelo menos 63 dias, com um mínimo de seis títulos diferentes. Os exibidores que não cumprirem a cota estarão sujeitos a multa pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Os cineastas reivindicavam aumento de 15% da cota, sob o argumento de que a produção de filmes brasileiros está aquecida. Os exibidores, por sua vez, queriam a redução da cota, alegando que é restrito o número de títulos que atraem o público, e, por isso, para cumprir a obrigatoriedade, têm de manter filmes em cartaz com as salas vazias.
O presidente da Ancine, Manoel Rangel, disse que a entidade "levou em conta o comportamento do mercado em relação aos filmes e à quantidade de filmes brasileiros lançados", para manter a cota de tela de 2008 idêntica à de 2007. Segundo Rangel, embora tenha havido aumento do número de estréias brasileiras em 2007, não houve relato de dificuldades para que os títulos chegassem às salas.
Em 2007 foram lançados 82 filmes brasileiros de longa-metragem. Tropa de Elite, de José Padilha, foi o único a figurar entre os dez mais vistos -- em sétimo lugar, com 2,4 milhões de espectadores.
As informações são da Folha UOL.
(Crédito da foto: segurancapublica.net)