14 de abril de 2018

MILOS FORMAN (1932-2018), Diretor


O diretor tcheco, naturalizado americano, Milos Forman (pronuncia-se Mi-lósh Fóre-man) morreu no dia 13 de abril, nos EUA, aos 86 anos.

Após estudar roteiro na Academia de Cinema de Praga, Forman começou sua carreira como ator em 1953, passando a roteirista em 1955 e a assistente de direção em 1957, às vezes acumulando mais de uma função no mesmo filme. Como diretor, partiu do documentário, realizando três filmes entre 1960 e 1964.

Seu primeiro filme de ficção foi "Pedro, o Negro" (Cerný Petr, 1964), que levou o prêmio de melhor filme no Festival de Locarno, na Suíça, e ao qual se seguiram "Os Amores de uma Loira" (Lásky jedné plavovlásky, 1965) e "O Baile dos Bombeiros" (Horí, má panenko, 1967), todos eles comédias que revelaram estilo próprio e que ganharam o mundo.

Na segunda metade da década de 1960, o governo tcheco tentou uma abertura política que era um desafio ao domínio da União Soviética. Em 1968, a Tchecoslováquia foi invadida por tropas do Pacto de Varsóvia, pondo fim à então chamada Primavera de Praga. Foi demais para Forman, que resolveu trocar seu país pelos EUA e tentar a sorte em Hollywood, que já havia indicado seus filmes "Os Amores de uma Loira" e "O Baile dos Bombeiros" ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Hollywood o cobriu de glórias. Seu filme "Um Estranho no Ninho" (One Flew Over Cuckoo's Nest, 1975) conquistou cinco Oscars, inclusive o de melhor diretor, além de seis Globos de Ouro, também incluindo o de melhor diretor. Outro filme, "Amadeus" (Idem, 1984), foi ainda mais longe, conquistando oito Oscars e quatro Globos de Ouro, em ambos os casos computando as estatuetas de melhor diretor.

Sua filmografia hollywoodiana conta nove filmes, entre os quais estão também "Hair" (Idem, 1979), "Na Época do Ragtime" (Ragtime, 1981), "O Povo Contra Larry Flynt" (The People vs. Larry Flynt, 1996), que ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor, e o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim, e "O Mundo de Andy" (Man on the Moon, 1999), prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim.

Nasceu Jan Tomas Forman em 18 de fevereiro de 1932, em Caslav, Tchecoslováquia, hoje República Tcheca. Na Segunda Guerra Mundial, seus país foram presos pelos nazistas, sob a acusação de fazerem parte da resistência, e enviados a campos de concentração; o pai morreu em Buchenwald, e a mãe, em Auschwitz. Naturalizou-se cidadão americano em 1975.  Deixou viúva a mulher do seu terceiro casamento, com quem tinha dois filhos. Tinha outros dois filhos do segundo casamento. Era pai dos atores tchecos Matej Forman e Petr Forman.

(Foto: Google Imagens.)