5 de abril de 2014

JOSÉ WILKER (1944-2014), ator



O ator brasileiro José Wilker morreu hoje de infarto fulminante, enquanto dormia. Tinha 69 anos.
Um dos mais importantes atores brasileiros, Wilker atuou em mais de 50 filmes, entre os quais "Xica da Silva" (1976), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), Bye Bye Brasil" (1980), "O Homem da Capa Preta"  (1986), que lhe deu o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado, e "Os Inconfidentes" (1987).
Ele também dirigiu o filme "Giovanni Improtta" (2013).
José Wilker de Almeida nasceu em 20 de agosto de 1944, em Juazeiro do Norte, Ceará. Foi casado quatro vezes e tinha duas filhas de casamentos diferentes. Era pai da atriz Isabel Wilker.

'Miscelânea Literária', livro de Valdir Brasil

Acabo de ler, com grande satisfação, o livro "Miscelânea Literária", de autoria do meu amigo e confrade da Academia Piracanjubense de Letras e Artes, Valdir Brasil. Valdir é dramaturgo, prosador e poeta de talento. E todas essas suas habilidades estão contidas no livro, que traz duas peças de teatro hilárias, um conto e vários textos jornalísticos, além de alguns poemas que encerram a miscelânea. O livro contém o aval de dois acadêmicos da Academia Goiana de Letras: o prefácio de Ubirajara Galli e as orelhas de Luiz de Aquino Alves Neto. E o livro merece, pois é daquelas obras cuja leitura agradável nos prende e encanta. Pode-se dizer, sem exagero, que é um livro delicioso de se ler.