PAULA DELL (1926-2017), Dublê
A dublê e acrobata americana Paula Dell morreu no dia 9 de janeiro, em Santa Mônica, Califórnia. Tinha 90 anos.
Paula Dell, que fez seu primeiro trabalho de dublê no filme "O Fabuloso Criador de Encrencas" (Son of Flubber, 1963), foi pioneira em Hollywood como dublê feminina. Anteriormente, em cenas difíceis, a atriz era sempre dublada por um homem, que se vestia de mulher e usava peruca para ficar com visual semelhante ao da atriz.
A filmografia de Paula inclui outros 20 filmes, entre os quais estão três exemplares do cinema catástrofe: "O Destino de Poseidon" (The Poseidon Adventure, 1972), "Terremoto" (Earthquake, 1974) e "Inferno na Torre" (The Towering Inferno, 1974).
Entre seus demais filmes estão "A Primeira Vitória" (In Harm's Way, 1965), "Positivamente Millie" (Thoroughly Modern Millie, 1967), "Banzé no Oeste" (Blazing Saddles, 1974) e "Apertem o Cinto... O Piloto Sumiu" (Airplane!, 1980).
No filme "Positivamente Milie", há uma cena em que a atriz Carol Channing, com 1,75 m de altura, é lançada no palco por um canhão. Na cena, Channing foi dublada por Paula Dell, que media apenas 1,57 m. Como uma diferença tão grande entre as alturas das duas não foi percebida pelo público? Dell explicou: "Quando você está no ar, sua altura não importa".
Nasceu Paula Unger em 15 de novembro de 1926, em Longmont, Colorado. Quando não estava trabalhando como dublê, ela era professora em Los Angeles. Era viúva e tinha um filho.