30 de abril de 2010

Recesso no blog

O scriptwriter desde blog resolveu tirar férias. Vai passar algumas semanas além fronteiras para dar uma arejada nas ideias. Até breve!

'Invictus' - uma jogada de mestre

A África do Sul, em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito presidente, era um país dividido, com duas bandeiras e dois hinos nacionais. De um lado, os africânderes, minoria branca responsável por décadas de regime segregacionista, o apartheid; de outro, a população negra despossuída e à qual se negavam direitos elementares de cidadania.

Mesmo tendo amargado 27 anos de cárcere, Mandela descartou o revanchismo em favor da reconciliação nacional. E arquitetou uma jogada de mestre: usar a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, cujo país-sede seria a própria África do Sul, para promover a pacificação entre negros e brancos e consolidar a multirracialidade no país.

O filme Invictus (2009), de Clint Eastwood, dramatiza as etapas mais emocionantes dessa história, da posse de Mandela na presidência ao término da Copa, com ênfase no time de rúgbi mais importante do país, o Springbok, com apenas um jogador negro.

Num preâmbulo, quatro anos antes da eleição de Mandela, o filme apresenta a seguinte situação: Isolados por uma sólida cerca de ferro, atletas brancos e robustos treinam o rúgbi com seu uniforme vistoso; do outro lado da rua, detrás de uma tela frágil, garotos negros mal nutridos correm atrás de uma bola de futebol. De repente passa entre os dois grupos o cortejo de carros que conduz Mandela para a liberdade. Os garotos correm para saudá-lo aos gritos, enquanto os atletas brancos remoem seus temores em silêncio.

O filme se abre, portanto, com uma interrogação acerca da ação vindoura de Mandela: Contribuir para derrubar a cerca que separa os brancos dos negros, ou aumentar o afastamento entre eles? Os dois lados nada têm em comum, nem ao menos o interesse pelo mesmo esporte. Uma vez eleito, porém, Mandela olhará para o futuro a fim de virar a página do apartheid.

O primeiro embate racial ocorre quando ele compõe a sua guarda pessoal, misturando negros e brancos. Forçados a atuarem em conjunto, os dois grupos seguem como água e óleo, separados pela desconfiança recíproca. O que se vê nesse microcosmo repete-se no país inteiro.

Por ser o rúgbi um esporte dos africânderes, os negros não se interessam por ele e, por conseguinte, desconhecem suas regras. Mandela cria o programa “Um time, um país” para que os atletas ensinem os estudantes das favelas a praticá-lo. Os atletas reagem negativamente a princípio, mas acabam fazendo sua parte para atrair os jovens. E o rúgbi começa a promover a coesão social, a cimentar a nova nação idealizada por Mandela.

Na Copa, porém, o sucesso do time sul-africano é mais que duvidoso. Mandela, com seu histórico de perseverança e superação nos longos anos de prisão, inspirado por um ideal e um poema, recusa-se a dar a guerra por perdida antes da batalha e faz o que pode para que o Springbok seja o campeão.

Para motivar ainda mais o capitão do time, Mandela dá-lhe uma cópia do poema Invictus, que lhe serviu de inspiração nos tempos de cárcere. Escrito pelo inglês William Ernest Henley, o poema tem um fecho poderoso: “Sou o senhor do meu destino, o comandante da minha alma”.

Eastwood aproveita-se do clima de instabilidade política para criar dois momentos de grande suspense, com reversão de expectativa. No primeiro caso, quando Mandela faz sua caminhada matinal por ruas desertas, a alternância de planos que o mostram andando com os guarda-costas e de planos de um carro em movimento, sobre o qual não se tem a mínima informação, sugere a possibilidade de atentado terrorista.

No segundo caso, um homem branco surge do nada para estudar o estádio da partida final, ora examinando-o de dentro, ora espreitando-o a distância com binóculo. Na hora do jogo, um avião se aproxima perigosamente do estádio, e o homem reaparece dentro dele como piloto. O assombro que domina o estádio e agita os seguranças de Mandela produz arrepios no espectador.

Há momentos no filme que são quase mágicos, como as cenas em que se dá a interação entre brancos e negros, tornando viável o plano de Mandela. Em tais momentos, entra a música sul-africana, com sua alegria e ritmo contagiante – e a emoção dispara. Esse é, aliás, o filme mais emocionante de Clint Eastwood, que nunca apela para truques baratos ou melodramáticos. E tudo conduz para o grande clímax, quando os torcedores vibram na mesma intensidade, independentemente da cor da pele.


Aos mais vividos é quase impossível ver Invictus sem se lembrar de algum filme de John Ford. Como Audazes e Malditos, por exemplo, no qual um sargento negro da cavalaria, acusado por crimes que não cometeu, tem suas qualidades morais destacadas em cenas revividas por testemunhos no tribunal. Ford, como poucos, sabia injetar emoção nos momentos certos e sem apelação.

Histórias edificantes, como a de Invictus, eram uma das especialidades de John Ford. Pode-se até imaginar Eastwood se perguntando, ao ler o roteiro: Como Mr. Ford, se vivo estivesse, faria este filme? Embora discípulo confesso de Sergio Leone e Don Siegel, aos quais dedicou Os Imperdoáveis, a influência de Ford sobre ele é mais que natural, até porque o seu filme predileto é uma obra-prima do gigante irlandês, Como Era Verde Meu Vale.

Renovador da principal corrente do cinema norte-americano, Clint Eastwood conquistou admiração e respeito mundo afora. É preciso reconhecer: ele é quase tão bom quanto John Ford.

(Foto: http://www.cinemaeafins.com/)
(Texto publicado pelo semanário Jornal Opção, edição de 21 a 27 de fevereiro de 2010, e pelo saite Revista Bula.)

Era uma vez em 25 de abril de 2010

DOROTHY PROVINE (75 anos, de enfisema pulmonar), atriz norte-americana que atuou em apenas uma dúzia de filmes, em pouco mais de dez anos de carreira, mas deixou sua marca de comediante em três filmes memoráveis: Deu a Louca no Mundo (It's a Mad Mad Mad Mad World, 1963), como a mulher de Milton Berle, Um Amor de Vizinho (Good Neighbor Sam, 1964), como a mulher de Jack Lemmon, e A Corrida do Século (The Great Race, 1965), como a cantora Lily Olay. Estava aposentada desde 1969, após se casar com o diretor Robert Day, agora viúvo, com quem teve um filho. Nasceu Michele Dorothy Provine em 20 de janeiro de 1935, em Deadwood, Dakota do Sul.
(Foto: http://www.connect.in.com/)