Os 100 melhores filmes americanos
Dez anos depois da primeira, o American Film Institute -- AFI divulgou nova lista dos 100 melhores filmes norte-americanos, na opinião de profissionais do cinema. Cidadão Kane foi reeleito o melhor filme de todos os tempos. Alguns filmes situados entre os dez primeiros migraram para outras posições: Cantando na Chuva pulou do 10º para o 5º lugar, E o Vento Levou caiu do 4º para o 6º lugar, e Lawrence da Arábia também caiu duas posições, do 5º para o 7º lugar; Casablanca e O Poderoso Chefão, antes colocados em 2º e 3º lugares, respectivamente, trocaram de posição. Vários filmes mudaram de posição, a exemplo de Touro Indomável, que passou do 24º lugar para o 4º, e de Um Corpo que Cai, que saltou do 61º para o 9º lugar, e outros foram excluídos. Somente quatro filmes lançados após a compilação de 1997 entraram na nova lista: O Sr. dos Anéis -- A Sociedade do Anel, no 50º lugar; O Resgate do Soldado Ryan, no 71º; Titanic, no 83º; e O Sexto Sentido, no 89º lugar.
Veja a lista completa, preparada com base em notícia da Folha Online:
1º) Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles
2º) O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), de Francis Ford Coppola
3º) Casablanca (Idem, 1942), de Michael Curtiz
4º) Touro Indomável (Raging Bull, 1980), de Martin Scorsese
5º) Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, 1952), de Stanley Donen e Gene Kelly
6º) E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939), de Victor Fleming
7º) Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962), de David Lean
8º) A Lista de Schindler (Schindler's List, 1993), de Steven Spielberg
9º) Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock
10º) O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939), de Victor Fleming
11º) Luzes da Cidade (City Lights, 1931), de Charles Chaplin
12º) Rastros de Ódio (The Searchers, 1956), de John Ford
13º) Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), de George Lucas
14º) Psicose (Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock
15º) 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odissey, 1968), de Stanley Kubrick
16º) Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950), de Billy Wilder
17º) A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, 1967), de Mike Nichols
18º) A General (The General, 1927), de Buster Keaton e Clyde Bruckman
19º) Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954), de Elia Kazan
20º) A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life, 1946), de Frank Capra
21º) Chinatown (Idem, 1974), de Roman Polanski
22º) Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959), de Billy Wilder
23º) Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940), de John Ford
24º) E.T. -- O Extraterrestre (E. T. the Extra Terrestrial, 1982), de Steven Spielberg
25º) O Sol É para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962), de Robert Mulligan
26º) A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington, 1939), de Frank Capra
27º) Matar ou Morrer (High Noon, 1952), de Fred Zinnemann
28º) A Malvada (All About Eve, 1950), de Joseph L. Mankiewicz
29º) Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944), de Billy Wilder
30º) Apocalypse Now (Idem, 1979), de Francis Ford Coppola (Obs.: No cinema, o título era Apocalipse.)
31º) Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, 1941), de John Huston
32º) O Poderoso Chefão II (The Godfather Part II, 1974), de Francis Ford Coppola
33º) Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest, 1975), de Milos Forman
34º) Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937), produzido por Walt Disney
35º) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), de Woody Allen
36º) A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957), de David Lean
37º) Os Melhores Anos de Nossas Vidas (The Best Years of Our Lives, 1946), de William Wyler
38º) O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948), de John Huston
39º) Dr. Fantástico (Dr. Strangelove, 1964), de Stanley Kubrick
40º) A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965), de Robert Wise
41º) King Kong (Idem, 1933), de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
42º) Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967), de Arthur Penn
43º) Perdidos na Noite (Midnight Cowboy, 1969), de John Schlesinger
44º) Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story, 1940), de George Cukor
45º) Os Brutos Também Amam (Shane, 1953), de George Stevens
46º) Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934), de Frank Capra
47º) Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951), de Elia Kazan
48º) Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), de Alfred Hitchcock
49º) Intolerância (Intolerance, 1916), de David W. Griffith
50º) O Sr. dos Anéis -- A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001), de Peter Jackson
51º) Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961), de Robert Wise e Jerome Robbins
52º) Taxi Driver - Motorista de Táxi (Taxi Driver, 1976), de Martin Scorsese
53º) O Franco-Atirador (The Deer Hunter, 1978), de Michael Cimino
54º) M*A*S*H (MASH, 1970), de Robert Altman
55º) Intriga Internacional (North by Northwest, 1959), de Alfred Hitchcock
56º) Tubarão (Jaws, 1975), de Steven Spielberg
57º) Rocky, um Lutador (Rocky, 1976), de John G. Avildsen
58º) Em Busca do Ouro (The Gold Rush, 1925), de Charles Chaplin
59º) Nashville (Idem, 1975), de Robert Altman
60º) O Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933), de Leo McCarey
61º) Contrastes Humanos (Sullivan's Travels, 1941), de Preston Sturges
62º) Loucuras de Verão (American Graffiti, 1973), de George Lucas
63º) Cabaret (Idem, 1972), de Bob Fosse
64º) Rede de Intrigas (Network, 1976), de Sidney Lumet
65º) Uma Aventura na África (The African Queen, 1951), de John Huston
66º) Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981), de Steven Spielberg
67º) Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966), de Mike Nichols
68º) Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992), de Clint Eastwood
69º) Tootsie (Idem, 1982), de Sydney Pollack
70º) Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971), de Stanley Kubrick
71º) O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998), de Steven Spielberg
72º) Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994), de Frank Darabont
73º) Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969), de George Roy Hill
74º) O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991), de Jonathan Demme
75º) No Calor da Noite (In the Heat of the Night, 1967), de Norman Jewison
76º) Forresp Gump, o Contador de Histórias (Forresp Gump, 1994), de Robert Zemeckis
77º) Todos os Homens do Presidente (All the President's Men, 1976), de Alan J. Pakula
78º) Tempos Modernos (Modern Times, 1936), de Charles Chaplin
79º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch, 1969), de Sam Peckinpah
80º) Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960), de Billy Wilder
81º) Spartacus (Idem, 1960), de Stanley Kubrick
82º) Aurora (Sunrise, 1927), de F. W. Murnau
83º) Titanic (Idem, 1997), de James Cameron
84º) Sem Destino (Easy Rider, 1969), de Dennis Hopper
85º) Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera, 1935), de Sam Wood
86º) Platoon (Idem, 1986), de Oliver Stone
87º) 12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men, 1957), de Sidney Lumet
88º) Levada da Breca (Bringing Up Baby, 1938), de Howard Hawks
89º) O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), de M. Night Shyamalan
90º) Ritmo Louco (Swing Time, 1936), de George Stevens
91º) A Escolha de Sofia (Sophie's Choice, 1982), de Alan J. Pakula
92º) Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990), de Martin Scorsese
93º) Operação França (The French Connection, 1971), de William Friedkin
94º) Pulp Fiction -- Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994), de Quentin Tarantino
95º) A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971), de Peter Bogdanovich
96º) Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing, 1989), de Spike Lee
97º) Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982), de Ridley Scott
98º) A Canção da Vitória (Yankee Doodle Dandy, 1942), de Michael Curtiz
99º) Toy Story (Idem, 1995), de John Lasseter
100º) Ben-Hur (Idem, 1959), de William Wyler.
Comentário: A lista representa o denominador comum das escolhas de 1.500 profissionais da comunidade cinematográfica dos EUA: diretores, roteiristas, atores, produtores, cinematografistas (ou cinegrafistas), montadores, executivos, historiadores e críticos. Espelha a média das opiniões deles no momento atual. Mas cada cinéfilo tem direito à sua lista particular, assim como o "scriptwriter" deste blog.