31 de julho de 2007

Festival de Bangkok premia filme de argentina

O filme XXY (Idem, 2007), uma co-produção Argentina/França/Espanha, ganhou o prêmio Kinnaree de Ouro, o mais importante do Festival de Bangkok, que se encerrou no último sábado, 28. Trata-se do filme de estréia na direção da roteirista argentina Lucía Puenzo, que é filha do veterano cineasta Luis Puenzo. O Prêmio do Júri foi para o filme chinês Perdido em Pequim (Ping guo, 2007), de Yu Li.

(Imagem do filme "XXY". Crédito da foto: http://www.heraldo.es/)

Era uma vez em 29 de julho de 2007

MICHEL SERRAULT (79 anos, de câncer), ator francês que conseguiu notoriedade no teatro antes de estrear no cinema em 1954; embora fosse versátil, raramente foi escalado por diretores do primeiro time francês; apareceu em mais se 130 filmes, mas o reconhecimento internacional só veio com A gaiola das loucas (La cage aux folles, 1978), que lhe deu o primeiro César de melhor ator (o mais importante prêmio do cinema francês) e o David di Donatello (o mais importante do cinema italiano) de melhor ator estrangeiro; atuou em As diabólicas (Les diaboliques, 1955), Amantes e ladrões (Assassins et voleurs, 1957), O repouso do guerreiro (Le repos du guerrier, 1962), Um assassinato é um assassinato (Un meutre est une meutre, 1972), Cidadão sob custódia (Garde à vue, 1981), que lhe deu o segundo César, Liberdade, igualdade, revolução (Liberté, égalité, choucroute, 1985), Minha secretária (Nelly & Monsieur Arnaud, 1995), que lhe deu o terceiro César e o primeiro prêmio Les Lumières de melhor ator, e Negócios à parte (Rien ne va plus, 1997), com que ganhou mais um Les Lumières de melhor ator.

(Crédito da foto: joeyy3.free.fr)

Particularidades: Michel Serrault nasceu em 24 de janeiro de 1928 e era pai da atriz e diretora Nathalie Serrault.

John Wayne vira estátua no museu do faroeste

Como parte das comemorações do centenário de nascimento de John Wayne, o National Cowboy and Western Heritage Museum, de Oklahoma, inaugurou uma estátua sua com oito pés e oito polegadas de altura (aproximadamente 2,5 m), em bronze. A cerimônia de inauguração, que aconteceu no último sábado, 28, contou com a presença de dois netos do lendário ator, Anita LaCava Swift e Nick Kuhle.
(Imagem do filme "No tempo das diligências". Crédito da foto: http://www.hellinahandbasket.net/)