24 de maio de 2017

Sir ROGER MOORE (1927-2017), Ator

Resultado de imagem para roger moore


O ator inglês Sir Roger Moore morreu de câncer no dia 23 de maio, na Suíça, aos 89 anos.

Tendo estudado na Academia Real de Artes Dramáticas, Moore começou sua carreira no cinema britânico no meado dos anos 1940, sem a indicação de que teria futuro, após aparecer em nove filmes fazendo pontas e quase sempre sem receber crédito na tela. A sorte só lhe sorriu após se mudar para os EUA, em 1953. Logo de início, Hollywood lhe deu bons papéis, a partir do filme "A Última Vez que Vi Paris" (The Last Time I Saw Paris, 1954). Rapidamente, a cada novo filme seus papéis foram ganhando maior importância até que se tornou ator principal. Na sua fase hollywoodiana, constam sete filmes, entre os quais estão também "Diana de França" (Diane, 1956), "Melodia Interrompida" (Interrupted Melody, 1955), "O Milagre" (The Miracle, 1959) e "Ouro que o Destino Carrega" (Gold of the Seven Saints, 1961).

No comecinho da década de 1960, ele voltou ao cinema europeu já como ator principal, embora atuando em filmes pouco ou nada relevantes. O grande salto na sua carreira se deu quando ganhou o papel de James Bond em "Com 007 Viva e Deixe Morrer" (Live and Let Die, 1973). Encarnou o Agente 007 em outros seis filmes da franquia, sendo o último "007 na Mira dos Assassinos" (A View to a Kill, 1985). Apesar da idade e da peruca que precisou usar sobre a testa, teve reconhecido o mérito de imprimir mais elegância e sofisticação à personagem James Bond.

Sua filmografia conta, ao todo, mais de 50 títulos. Mas, à parte os filmes de 007, tanto os realizados concomitantemente às produções da franquia quanto os dos anos vindouros, mesmo tendo sido requisitado para atuar em filmes que obtiveram sucesso comercial, poucos merecem ser lembrados, ainda assim com uma dose de boa vontade, como "A Batalha da Vingança" (Shout at the Devil, 1976), "Selvagens Cães de Guerra" (The Wild Geese, 1978), "Quem Não Corre, Voa" (The Cannonball Run, 1981) e "O Santo" (The Saint, 1997).

No tocante aos prêmios, sua colheita foi pouco expressiva. Recebeu, em 1980, um Globo de Ouro especial como Ator Favorito do Cinema Mundial e, em 2007, uma estrela na Calçada da Fama. Mais significativa foi a comenda de Comandante da Ordem das Artes e das Letras, recebida do governo da França em 2008.

Moore teve grande importância como embaixador de boa-vontade do UNICEF. Graças ao seu engajamento nesta função, recebeu da rainha Elizabeth II o título de Comandante da Ordem do Império Britânico, em 1998. Em 2003, a rainha o promoveu a Comandante Cavaleiro da mesma ordem, por seus serviços ao UNICEF e ao Kiwanis Internacional, clube americano voltado à educação que atende a crianças de todo o mundo. Portanto, estas honrarias nada têm a ver com o seu trabalho como ator.

Roger George Moore nasceu em 14 de outubro de 1927, em Londres. Deixou viúva a mulher do seu quarto casamento. Tinha três filhos do terceiro casamento, com a atriz italiana Luisa Mattioli. Era pai da atriz Deborah Moore, do ator Geoffrey Moore e do produtor Christian Moore.

(Foto: Google Imagens.)