21 de setembro de 2011

Hollywood: novas regras para divulgação dos concorrentes ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood modificou as regras sobre a divulgação de filmes ou profissionais candidatos ao Oscar. As novidades dizem respeito principalmente à organização de eventos e à forma como os membros da Academia assistem aos filmes.

Antes que se faça o anúncio dos indicados, pode-se realizar qualquer tipo de evento para apresentar os filmes a membros da Academia. Após o anúncio, porém, não se poderá servir comida nem bebida em evento em que seja projetado filme para convidados votantes do Oscar.

Não há limite para o número de sessões para membros da Academia. Porém, os profissionais envolvidos na produção do filme só podem participar de dois desses eventos, no máximo. Esta é uma novidade, pois, anteriomente, era vedado o convite de votantes para projeções em que os profissionais participassem.

Durante o período de votação, será vedado o comparecimento de membros da Academia a eventos em que se homenageie ou se promova filme ou profissional indicado, exceto se houver a projeção do filme ou se se tratar de evento sancionado pela Academia.

As novas normas são favoráveis à projeção dos filmes em cinema. A distribuição de cópias digitais dos filmes indicados aos membros da Academia deve atender a exigências de como deve ser o pacote e o material que acompanha o filme.

Os membros da Academia não podem mais fazer campanha (nem a favor, nem contra) nas redes sociais para os indicados. A não observância dessa norma pode significar a expulsão da entidade.

A 84ª cerimônia de entrega dos Oscars está prevista para 26 de fevereiro, em Los Angeles.