9 de setembro de 2008

Ladrões de cinema?

O diretor Steven Spielberg e alguns estúdios de Hollywood estão sendo processados por apropriação indevida da trama do filme Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), de Alfred Hitchcock.

Além de Spielberg, a DreamWorks, a Paramount e a Universal são acusadas de infringir os direitos autorais da trama na produção do filme Paranóia (Disturbia, 2007), de D. J. Caruso, segundo processo judicial apresentado à Corte Federal da Califórnia na última segunda-feira, 8 de setembro.
Spielberg foi citado como réu provavelmente por ser um dos fundadores da DreamWorks, produtora do filme. A Paramount e a Universal participaram da distribuição do filme, que arrecadou, só nas bilheterias norte-americanas, cerca de 80 milhões de dólares.
De acordo com a Sheldon Abend Revocable Trust, autora do processo, a base do filme de Hitchcock foi um conto de Cornell Woolrich, cujos direitos autorais foram adquiridos em 1953 por James Stewart, ator que protagonizou o filme.
Os enredos dos filmes em questão seriam "essencialmente os mesmos". Ambos começam com um homem que espreita da janela, com uso de binóculo, e testemunha comportamento estranho em apartamento vizinho.
Na resenha de Paranóia, o jornal The New York Times chamou-o de "Janela Indiscreta meio adolescente". Já o Toronto Star tachou-o de "apropriação descarada".
Este texto foi produzido com base em informações do saite UOL News.