8 de junho de 2007

Sean Connery não será pai de Indiana Jones

O ator Sean Connery anunciou na última quinta-feira, 7, que não participará da nova aventura de Indiana Jones, ainda sem título. Ele faria o papel de Henry Jones, o pai de Indiana, como já havia ocorrido no terceiro filme da série, Indiana Jones e a última cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989). Com a desculpa de que a aposentadoria é bem mais divertida, o ator ainda deu um conselho bem-humorado a Harrison Ford: "Exija que os bichos sejam digitais, os penhascos, baixos e, pelo amor de Deus, mantenha aquele chicote bem perto o tempo todo caso precise escapar do chefe dos dublês".
Noticiou a Folha Online.
Comentário: Em janeiro, Sean Connery havia admitido a possibilidade de voltar a interpretar o pai de Indiana Jones, declarando que tudo ia depender do roteiro. Sua negativa, agora, permite inferir-se que o roteiro não o agradou. O que não indica absolutamente nada em relação à qualidade que o filme possa vir ou não a ter.
(Crédito da foto: port.pravda.ru)

Cannes 2007: filme romeno levou a Palma

A 60ª edição do Festival de Cannes encerrou-se no dia 27 de maio. O filme 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 luni, 3 saptamini si 2 zile, 2007), do cineasta romeno Cristian Mungiu, levou a Palma de Ouro de melhor filme entre os 22 concorrentes. O Grande Prêmio (o segundo em importância) foi para A Floresta de Mogari (Mogari no mori, 2007), da japonesa Naomi Kawase. O norte-americano Julian Schnabel ficou com a láurea de melhor diretor, por O Escafandro e a Borboleta (Le scaphandre et le papillon, 2007). O prêmio de melhor ator foi concedido ao russo Konstantin Lavronenko, de O Desterro (Izgnanie, 2006), de Andrei Zvyagintsev. Jeon Do-yeon foi considerada a melhor atriz, por seu trabalho no filme sul-coreano Alegria Secreta (Milyang, 2007), de Lee Chang-dong. O já premiado diretor Gus Van Sant ganhou o prêmio especial do 60º aniversário com Paranoid Park (Idem, 2007). O júri, presidido pelo diretor inglês Stephen Frears, concedeu dois prêmios do júri, a Luz Silenciosa (Idem, 2007), do mexicano Carlos Reygadas, e ao desenho-animado Persépolis (Persepolis, 2007), co-produção EUA/França, dirigido em parceria pelo francês Vincent Parannaud e a iraniana Marjana Satrapi.

(Imagem do filme "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias". Crédito da foto: http://www.mobrafilms.ro/)