22 de julho de 2009

Dez filmes subestimados: 7 - Homem do Terno Cinzento

Mais um comentário da relação de dez filmes subestimados, cujo texto integral foi publicado pelo Jornal Opção de 10 a 16 de maio de 2009 e pelo saite Revista Bula.


7 - Homem do Terno Cinzento (The Man in the Gray Flannel Suit, 1956), de Nunnally Johnson – Este filme aborda problemas da sociedade norte-americana no pós-guerra, tratando-os com a delicadeza de quem lida com cristais. Tudo se passa num microcosmo familiar.

Gregory Peck é um veterano da II Guerra Mundial em dificuldade para administrar a própria vida. Pai de três crianças, ele se desdobra para superar os traumas da guerra, tendo de lidar com a ambição da mulher, que o coage a ganhar mais dinheiro, e com as demandas do empregador, que tenta fazê-lo dedicar mais tempo ao trabalho.

Se não evitar as armadilhas postas no seu caminho, ele terá o mesmo destino do chefe. Este, já divorciado, enfrenta problemas com a filha mimada, criada na abundância sem saber o real significado do dinheiro e as responsabilidades que a posse deste implica.

Ressalta-se, ainda que de forma implícita, a questão da educação dos filhos do pós-guerra. Entregues a uma babá de estranhos valores, as crianças ficam expostas à influência direta da televisão e seus programas prenhes de violência. O abandono delas, simbolizado numa boneca “esquecida” sobre o corrimão da escada, paira como uma grande interrogação.

Era uma vez em 22 de julho de 2009

ANDRÉ FALCON (84 anos, de causa não divulgada), ator francês de teatro que trabalhou também no cinema; atuou em mais de 40 filmes, entre eles Beijos Proibidos (Baisers volés, 1968), de François Truffaut, Estado de Sítio (État de siège, 1972), de Costa-Gavras, Borsalino e Cia. (Borsalino and Co., 1974), de Jacques Deray, O Homem Insaciável (L'Homme pressé, 1977), de Edouard Molinaro, Capitão Conan (Capitaine Conan, 1996), de Bertrand Tavernier, e A Coragem de Amar (Le courage d'aimer, 2005), de Claude Lelouch. Nasceu em 28 de novembro de 1924, em Lyon, França.