14 de dezembro de 2018

SONDRA LOCKE (1944-2018), Atriz

Resultado de imagem para sondra locke

A atriz e diretora americana Sondra Locke morreu no dia 3 de novembro, em Los Angeles, de parada cardíaca. Tinha 74 anos.

Locke estreou no cinema em um bom filme, "Por que Tem de Ser Assim?" (The Heart Is a Lonely Hunter, 1968), de Robert Ellis Miller. Mas, depois, a sorte falhou e ela alternou trabalhos na TV com filmes ruins, vendo sua carreira caminhar para a obscuridade.

Sua sorte mudou em 1975, quando conseguiu um papel no faroeste "Josey Wales, o Fora da Lei" (The Outlaw Josey Wales, 1976), dirigido e protagonizado por Clint Eastwood. Durante as filmagens, eles se apaixonaram e passaram a viver juntos. Daí por diante, ela apareceu em outros cinco filmes dirigidos e/ou estrelados por Eastwood: "Rota Suicida" (The Gauntlet, 1977), "Doido para Brigar, Louco para Amar" (Every Which Way But Loose, 1978), "Bronco Billy" (Idem, 1980), "Punhos de Aço - Um Lutador de Rua" (Any Which Way You Can, 1980) e "Impacto Fulminante" (Sudden Impact, 1983).

Nessa época, ela manifestou interesse em dirigir, e Clint Eastwood, por meio da sua produtora Malpaso, bancou a produção do filme "Ratboy" (Idem, 1986), que ela estrelou e dirigiu, mas não foi bem-sucedido comercialmente.

Em 1988, seu relacionamento com Eastwood chegou ao fim, por ele ter tido um casal de filhos com uma comissária de bordo. O conflito entre os dois fez muito barulho, porque ela entrou com ações contra ele, mas acabou fazendo acordos extrajudiciais e retirando os processos. Num dos acordos, ela conseguiu um compromisso da Warner Bros., estúdio que distribuía os filmes de Eastwood, para que ela dirigisse alguns filmes. A Warner bancou seu filme "Tentação Perigosa" (Impulse, 1990), que redundou em fracasso. Ela ainda conseguiu apoio de produtores independentes para dirigir outro filme, "Ligados pelo Perigo" (Trading Favors, 1997), que também fracassou.

Nasceu Sandra Louise Smith em 28 de maio de 1944, em Madison, Alabama, EUA. Ao adotar um nome artístico, mudou a escrita do prenome para Sondra, porque era assim que as pessoas o pronunciavam, e adotou o sobrenome Locke de um de seus padrastos. Casou-se em 1967 com um amigo homossexual, seu ex-colega do ensino médio, e manteve o vínculo com ele enquanto viveu, embora o casamento nunca tenha se consumado.

(Foto: Google Imagens/rottentomatos.com)