27 de dezembro de 2016

LIZ SMITH (1921-2016), Atriz


Resultado de imagem para liz smith


A atriz inglesa Liz Smith morreu no dia 24 de dezembro, aos 95 anos.

Liz Smith começou a carreira de atriz aos 50 anos, após uma vida de relativa pobreza enquanto criava seus dois filhos, sendo divorciada. Mas logo se tornou, no cinema e na TV, a avó de ficção favorita dos britânicos.

Ela apareceu em 38 filmes, dentre os quais se destacam "Os Duelistas" (The Duellists, 1977), "A Mulher do Tenente Francês" (The French Lieutenant's Woman, 1981), "A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa" (Curse of the Pink Panther, 1983), "Meu Reino por um Leitão" (A Private Function, 1984) -- pelo qual ganhou o BAFTA (o mais importante prêmio do cinema britânico) de melhor atriz coadjuvante, e o prêmio Máscara de Bronze no Festival de Taormina, na Itália --, "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante" (The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover, 1989), "Segredos e Mentiras" (Secrets & Lies, 1996), "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Charlie and the Chocolate Factory, 2005) e "Oliver Twist" (Idem, 2005).

Nasceu Betty Gleadle em 11 de dezembro de 1921, em Scunthorpe, Inglaterra. Em 2009, foi agraciada com o título de Membro da Ordem do Império Britânico. Era divorciada e tinha dois filhos.

(Foto: Google Imagens.)

Dois filmes parecidos: 'Desencanto' (Brief Encounter) e 'Amor à Primeira Vista' (Falling in Love)


Decidi rever os filmes "Desencanto" e "Amor à Primeira Vista", que apresentam muitas situações em comum.

Resultado de imagem para desencanto

"Desencanto" é um filme inglês, de 1945, sobre um médico e uma dona de casa que se conhecem na cantina de uma estação de trem e se apaixonam. Nada demais, se ambos não fossem casados. O filme tem uma estrutura complexa, que começa pelo último encontro dos dois, sem apresentar ao espectador todos os dados desse encontro, deixando detalhes importantes a serem revelados no final. A história é narrada pela mulher, que conta ao marido toda a aventura amorosa que viveu. O médico ousa levar a namorada ao apartamento de um amigo, do qual possui a chave. Mas o amigo os surpreende, censura a conduta do médico e toma-lhe a chave. Fica-se conhecendo apenas a família da dona de casa, a do médico nunca é mostrada. No fim, ambas as famílias seguem em frente. A pergunta que se faz é se o filme seria conservador, já que os namorados não chegam a irem para a cama. A meu ver, não é. Pela época em que o filme foi feito, avançou-se até onde era possível, evitando problemas com a censura mundo a fora. Mas é preciso notar que os namorados são de uma classe social elevada. O mesmo não acontece entre pessoas, digamos, mais plebeias. É o caso das intimidades licenciosas entre a atendente da cantina e o guarda da estação. O guarda, aliás, entra em cena escalando a plataforma da estação; vindo de baixo, portanto.


Resultado de imagem para amor à primeira vista

Em "Amor à Primeira Vista", filme de Hollywood de 1984, a história se passa em Nova York, cidade moderna e cosmopolita. Na véspera de Natal, Robert De Niro, casado, conhece Meryl Streep, também casada, na Livraria Rizzoli, a mais charmosa de Nova York. Depois, como ambos costumam pegar o mesmo trem, passam a se encontrar em trânsito. Suas famílias são mostradas em vários momentos. De Niro tem um amigo, a quem confidencia sobre a situação, e o amigo lhe oferece o apartamento como garçonnière. Ele leva Meryl ao apartamento, eles vão para a cama, e ela tem uma crise de consciência que os impede de irem às vias de fato. Outra vez, pergunta-se: o filme é conservador? A meu ver, não é. Porque, como consequência de seu romance, suas famílias são destruídas. Com isso, o caminho fica aberto para se reencontrarem e refazerem suas vidas juntos. O melhor do filme é o casal de atores. De Niro e Meryl conseguiriam me comover mesmo se recitassem bulas de remédio. Aliás, no filme há cenas em que nada dizem e a gente percebe o que estão pensando, e cenas em que dizem uma coisa enquanto estão pensado em outra. Um dos grandes momentos do filme é quando, na presença do marido, Meryl recebe uma ligação de De Niro, fazendo pressão para que vá se encontrar com ele. Ela fica tão dividida que até seus olhos entram em descompasso.

Para o meu gosto, são dois filmes excelentes.

(Fotos: Google Imagens.)

RICKY HARRIS (1962-2016), Ator


Resultado de imagem para ricky harris


O ator, humorista e rapper americano Ricky Harris morreu no dia 26 de dezembro, de ataque cardíaco. Tinha 54 anos.

Harris começou sua carreira no cinema no filme "Sem Medo no Coração" (Poetic Justice, 1993) e apareceu em outros 21 filmes, dois dos quais ainda estão em fase de pós-produção.

Na sua filmografia constam "Fogo Contra Fogo" (Heat, 1995), "1 Dia 2 Pais" (Father's Day, 1997), "Um Natal Especial" (This Christmas, 2007), "Mr. Sadman" (Sem título no Brasil, 2009) e "Dope - Um Deslize Perigoso" (Dope, 2015).

Ricky Harris nasceu em 1º de janeiro de 1962, em Long Beach, Califórnia. Era divorciado e tinha duas filhas.

(Foto: Google Imagens.)