6 de fevereiro de 2021

CHRISTOPHER PLUMMER (1929-2021) Ator

O ator canadense Christopher Plummer morreu no dia 5 de fevereiro, em Weston, Connecticut, onde morava, em consequência de uma queda. Tinha 91 anos.


Plummer foi um gigante no teatro, tendo recebido dois prêmios Tony, o mais cobiçado do teatro americano, como melhor ator. Mas não conseguiu conquistar o estrelato no cinema, embora tenha atuado em uma centena de filmes. O cinema o usava mais como ator característico, para interpretar personagens representantes do mal.

Ele passou décadas renegando seu filme mais famoso, e um dos poucos em que fez papel de herói, "Noviça Rebelde" (The Sound of Music, 1965), onde encarnou o capitão Von Trapp. Somente em 2011 ele se reposicionou. Declarou que tinha dificuldade de lidar com o sentimentalismo das pessoas em relação ao filme, e confessou: "Há alguns anos, fui a uma festa de Páscoa e tive de assistir àquela maldita coisa com crianças. Eu estava numa situação de prisioneiro. Então pensei que o filme tem tudo: canções adoráveis, os nazistas, as freiras e as crianças. É um filme atemporal e sou grato por isso".

Plummer era o ator mais idoso premiado com o Oscar. Ele tinha 81 anos quando ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme "Toda Forma de Amor" (Beginners, 2010). Ao receber o prêmio, ele fez piadas. Disse, olhando para a estatueta: "Você é mais velho que eu apenas dois anos. Onde você andou durante toda a minha vida?" O filme lhe deu muitos outros prêmios de coadjuvante, entre eles o Globo de Ouro, o do Sindicato dos Atores da Tela e o BAFTA, concedido pela Academia Britânica.

Dentre a sua filmografia se destacam também "A Queda do Império Romano" (The Fall of the Roman Empire, 1964), "A Noite dos Generais" (The Night of the Generals, 1967), "A Batalha da Grã-Bretanha" (Battle of Britain, 1969), "Waterloo" (Idem, 1970), "O Homem que Queria Ser Rei" (The Man Who Would Be King, 1975), "Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida" (Star Trek VI: The Undiscovered Country, 1991), "Os 12 Macacos" (Twelve Monkeys, 1995), "O Informante" (The Insider, 1999), "Uma Mente Brilhante" (A Beautiful Mind, 2001) e "Entre Facas e Segredos" (Knives Out, 2019).

Arthur Christopher Orme Plummer nasceu em 13 de dezembro de 1929, em Toronto, Ontário, Canadá, mas foi criado entre Montreal e Senneville, Quebec, Canadá. Deixou viúva a atriz Elaine Taylor, mulher do seu terceiro casamento. Tinha uma filha do primeiro casamento, a atriz Amanda Plummer.