22 de abril de 2018

NELSON PEREIRA DOS SANTOS (1928-2018), Diretor


O diretor, roteirista e produtor brasileiro Nelson Pereira dos Santos morreu no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro, de falência múltipla de órgãos. Tinha 89 anos.

Um dos mais talentosos cineastas brasileiros, Nelson teve dificuldades para realizar e lançar suas primeiras produções, que tinham influência do neorrealismo italiano e temas originais. Quando anunciou que ia fazer um filme popular, "Rio 40 Graus" (1955), desagradou a direção do Partido Comunista Brasileiro, do qual era membro, que considerava que filmes populares deveriam ficar para quando a revolução fosse vitoriosa. Como ele insistiu em contrariar o partidão, foi transferido da sua célula em Copacabana para outra situada na Zona Norte - uma forma de castigo. O filme, narrando vários episódios passados no Rio de Janeiro, desagradou também as autoridades, por sugerir que o Rio tinha calor de 40 graus, o que supostamente prejudicaria o turismo na chamada Cidade Maravilhosa.

Seu segundo filme, "Rio Zona Norte" (1957), teve problemas com a censura, que não gostou de ver a imagem do Cristo Redentor mostrada no momento em que se ouve, na trilha sonora, o verso do samba de Zé Kéti que diz "Ele é o rei do terreiro", por suposta sugestão de que Cristo poderia estar num terreiro de candomblé.

Nelson dirigiu mais de 20 longas-metragens, quase sempre com roteiro de sua exclusiva autoria. Dentre sua filmografia se destacam "Vidas Secas" (1963), prêmio OCIC no Festival de Cannes, "Como Era Gostoso Meus Francês" (1971), "O Amuleto de Ogum" (1974), prêmio de melhor filme no Festival de Gramado, "Na Estrada da Vida" (1980), e "Memórias do Cárcere" (1984), prêmio de melhor filme no Festival de Havana, e prêmio FIPRESCI (da crítica internacional) no Festival de Cannes.

Ele fez de tudo um pouco no cinema. Foi também ator e montador, além de ter sido produtor da maioria de seus filmes, mas não só. Participou da produção, por exemplo, de "O Grande Momento" (1958) e "A Hora e Vez de Augusto Matraga" (1971), filmes de seu amigo Roberto Santos.

Ultimamente, vinha se dedicando mais ao documentário e realizou, em parceria com Dora Jobim, neta de Tom Jobim, o excelente "A Música Segundo Tom Jobim" (2012).

Nelson Pereira dos Santos nasceu em 22 de outubro de 1928, em São Paulo (SP). Foi o primeiro cineasta a ser eleito para a Academia Brasileira de Letras. Deixou viúva Laurita Andrade Sant'Anna. Tinha quatro filhos: o ator Ney Santanna, os produtores Diogo Dahl e Marcia Pereira dos Santos e o técnico de som Nelson Pereira dos Santos Filho.

(Foto: Google Imagens.)