25 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre o Oscar

No próximo domingo, 27 de fevereiro, acontecerá a 83ª edição anual da cerimônia de premiação do Oscar. Transmitida via satélite para todo o mundo, estima-se que a cerimônia será assistida por cerca de um bilhão de pessoas.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood criou o prêmio em 1927 para promover seus filmes e homenagear o desempenho de atores, atrizes, diretores e vários outros profissionais. A origem do nome Oscar faz parte das lendas.

A estatueta (um cavaleiro corpulento e nu, de pé sobre um rolo de filme e segurando uma espada) foi desenhada por Cedric Gibbons, célebre diretor de arte dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer.

A primeira cerimônia foi simples e ligeira: durou 15 minutos e distribuiu 15 galardões. Aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, a poucos metros do Teatro Kodak, onde são entregues os prêmios atualmente.

Inicialmente, as estatuetas eram de puro bronze. Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de metais, os troféus eram feitos de gesso, sendo depois substituídos pelas figuras conhecidas atualmente. O pedestal foi acrescentado em 1945.

No começo, o prêmio não tinha nome. Segundo a lenda, a bibliotecária da Academia, e eventual diretora-executiva, Margaret Herrick, achou a estatueta muito parecida com seu tio Oscar e só se referia a ela como Oscar.

A atriz Bette Davis chegou a reivindicar para si a honra de ter dado o nome Oscar ao prêmio, mas depois voltou atrás. Ela teria achado o bumbum da estatueta parecido com o de Harmon Oscar Nelson, seu primeiro marido.

Em 1934 o jornalista Sidney Skolsky utilizou o nome em sua coluna, ao falar do prêmio de melhor atriz recebido por Katharine Hepburn. Mas a Academia só começou a usar o nome Oscar a partir de 1939.

O prêmio mais cobiçado da sétima arte é de bronze banhado a ouro, mede 33 cm e pesa 3,85 kg. Sua entrega representa o reconhecimento de talentos em 24 áreas criativas do cinema, sendo 21 para filmes de longa-metragem, e três, de curta-metragem. No início, a Academia tinha 36 membros; hoje tem mais de 5.800.