1 de agosto de 2012

Os 50 melhores filmes de todos os tempos segundo a revista inglesa "Sight & Sound"

O filme "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchcock, é eleito o melhor filme de todos os tempos, em pesquisa realizada pela revista do British Film Institute, a "Sight and Sound". Ele pegou o lugar que, até então, era ocupado, há 50 anos, por "Cidadão Kane", de Orson Welles.
Para chegar ao resultado, a publicação entrevistou 846 críticos de cinema, acadêmicos, distribuidores, roteiristas e programadores de todo o mundo. "Um Corpo que Cai" (1958), entrou pela primeira vez na pesquisa em 1982 -- dois anos depois da morte de seu diretor -- e ficou na sétima posição. Em razão do corte pelo número de votos recebidos, a relação contém 52 filmes.
O BFI realiza a pesquisa a cada dez anos.

A seguir, os melhores filmes de todos os tempos eleitos por críticos na pesquisa da "Sight and Sound":
1) "Um Corpo que Cai" (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock
2) "Cidadão Kane" (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles
3) "Era Uma Vez em Tóquio" (Tokyo monogatari, 1953), de Yasujiro Ozu
4) "A Regra do Jogo" (La règle du jeu, 1939), de Jean Renoir
5) "Aurora" (Sunrise, 1927), de F. W. Murnau
6) "2001: Uma Odisséia no Espaço" (2001: A Space Odyssey, 1968), de Stanley Kubrick
7) "Rastros de Ódio" (The Searchers, 1956), de John Ford
8) "Um Homem com uma Câmera" (Chelovek s kino-apparatom, 1929), de Dziga Vertov
9) "O Martírio de Joana d'Arc" (La passion de Jeanne d'Arc, 1927), de Carl Dreyer
10) "8 ½" (Otto e mezzo, 1963), de Federico Fellini
11) "O Encouraçado Potemkin" (Bronenosets Potyomkin, 1925), de Sergei Eisenstein
12) "Atalante" (L’Atalante, 1934), de Jean Vigo
13) "Acossado" (À bout de souffle, 1959), de Jean-Luc Godard
14) "Apocalypse Now" (Idem, 1979), de Francis Ford Coppola
15) "Pai e Filha" (Banshun, 1949), de Yajusiro Ozu
16) "A Grande Testemunha" (Au hasard Balthazar, 1966), de Robert Bresson
17) "Os Sete Samurais" (Shichinin no samurai, 1954), de Akira Kurosawa
17) "Persona" (Idem, 1966), de Ingmar Bergman
19) "O Espelho" (Zerkalo, 1974), de Andrei Tarkovsky
20) "Cantando na Chuva" (Singin’ in the Rain, 1951), de Stanley Donen e Gene Kelly
21) "A Aventura" (L’avventura, 1960), de Michelangelo Antonioni
21) "O Desprezo" (Le mépris, 1963), de Jean-Luc Godard
21) "O Poderoso Chefão" (The Godfather, 1972), de Francis Ford Coppola
24) "A Palavra" (Ordet, 1955), de Carl Dreyer
24) "Amor à Flor da Pele" (Fa yeunf nin wa, 2000), de Wong Kar-Wai
26) "Rashomon" (Rashômon, 1950), de Akira Kurosawa
26) "Andrei Rublev" (Andrey Rublyov, 1966), de Andrei Tarkovsky
28) "Cidade dos Sonhos" (Mulholland Dr., 2001), de David Lynch
29) "Stalker" (Idem, 1979), de Andrei Tarkovsky
29) "Shoah" (Idem, 1985), de Claude Lanzmann
31) "O Poderoso Chefão II" (The Godfather – Part II, 1974), de Francis Ford Coppola
31) "Taxi Driver – Motorista de Táxi" (Taxi Driver, 1976), de Martin Scorsese
33) "Ladrões de Bicicleta" (Ladri di biciclette, 1948), de Vittorio De Sica
34) "A Genetal" (The General, 1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman
35) "Metrópolis" (Metropolis, 1927), de Fritz Lang
35) "Psicose" (Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock
35) "Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce 1080 Bruxelles" (1975), de Chantal Akerman
35) "Sátántangó" (1994), de Béla Tarr
39) "Os Incompreendidos" (Les quatre cents coups, 1959), de François Truffaut
39) "A Doce Vida" (La dolce vita, 1960), de Federico Fellini
41) "Viagem pela Itália (Viaggio in Italia, 1954), de Roberto Rossellini
42) "Canção da Estrada" (Pather Panchali, 1955), de Styajit Ray
42) "Quanto Mais Quente Melhor" (Some Like It Hot, 1959), de Billy Wilder
42) "Gertrud" (1964), de Carl Dreyer
42) "O Demônio das Onze Horas" (Pierrot le fou, 1965), de Jean-Luc Godard
42) "Playtime – Tempo de Diversão" (Playtime, 1967), de Jacques Tati
42) "Close-Up" (Nema-ye Nazdik, 1990), de Abbas Kiarostami
48) "A Batalha de Argel" (La bataglia di Algeri, 1966), de Gillo Pontecorvo
48) "Histoire(s) du cinéma" (1998), de Jean-Luc Godard
50) "Luzes da Cidade" (City Lights, 1931), de Charles Chaplin
50) "Contos da Lua Vaga" (Ugetsu monogatari, 1953), de Kenji Mizoguchi
50) "La jetée" (Idem, 1962), de Chris Marker.