19 de janeiro de 2018

PETER WYNGARDE (1926-2018), Ator


O ator inglês Peter Wyngarde morreu no dia 15 de janeiro, em Londres, aos 91 anos.

Wyngarde foi um admirado ator de teatro e TV, sendo apelidado de The King. Estreou no cinema em 1949, fazendo um pequeno papel sem receber crédito no elenco. Seu segundo filme foi uma produção de Hollywood, filmada na Espanha, "Alexandre Magno" (Alexander the Great, 1956). Mas f icou tão decepcionado, quando viu que seu papel tinha sido reduzido na montagem do filme, que não quis mais saber de Hollywood.

Sua modesta filmografia conta apenas oito filmes, dos quais são digno de nota "O Desesperado Cerco da Rua Sidney" (The Siege of Sidney Street, Reino Unido, 1960), "Os Inocentes" (The Innocents, Reino Unido, 1961), "A Filha de Satã" (Night of the Eagle, Reino Unido, 1962) e "Flash Gordon" (Idem, Reino Unido/EUA/Holanda, 1980).

Nasceu Cyril Louis Golbert em 23 de agosto de 1926, em Marselha, França, filho de pai inglês e mãe francesa. Sendo o pai membro do Serviço Diplomático Britânico, durante sua infância e juventude a família vivia mudando de um país para outro. Em 1941, moravam em Shangai; enquanto seu pai estava em missão na Índia, os japoneses ocuparam a cidade e ele foi levado para um campo de concentração, onde permaneceu prisioneiro por quatro anos. Após o fim da guerra, foi liberado sofrendo de desnutrição, beribéri e malária. Por isso, passou dois anos em tratamento em um sanatório na Suíça.

Embora certas fontes indiquem seu ano de nascimento como sendo 1933, descobriu-se que na verdade ele nasceu em 1926, graças ao escritor inglês J. G. Ballard (1930-2009), seu companheiro no campo de concentração, que mencionou em suas memórias que Wyngarde era mais velho que ele quatro anos.

(Foto: Google Imagens.)