MIKE HENRY (1936-2021), Ator
O ator e ex-jogador de futebol americano Mike Henry morreu em Burbank, Califórnia, do mal de Parkinson, no dia 8 de janeiro, embora o fato só tenha sido divulgado nesta semana. Tinha 84 anos.
Henry começou sua carreira no cinema ainda na década de 1950 e ficou mais conhecido por ter encarnado Tarzan em três filmes: "Tarzan e o Vale do Ouro" (Tarzan and the Valley of Gold, 1966), filmado no México, "Tarzan e o Grande Rio" (Tarzan and the Great River, 1967), filmado no Brasil, e "Tarzan e o Menino da Selva" (Tarzan and the Jungle Boy, 1968), também filmado no Brasil, com cenas de selva feitas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Durante as filmagens de "Tarzan e o Grande Rio", o chimpanzé Dinky, que fazia o papel de Cheeta, mordeu o queixo de Mike Henry, abrindo uma ferida que precisou de 20 pontos cirúrgicos para ser fechada. Em consequência da mordida, o ator teve vários dias de febre e sua recuperação levou três semanas. Dinky foi substituído por outro chimpanzé. Após participar do terceiro filme, Henry processou a produtora por "maus-tratos e condições de trabalho prejudiciais à sua saúde e bem-estar", e ganhou a ação.
Sua filmografia conta duas dezenas de títulos, entre os quais estão também "Os Boinas Verdes" (The Green Berets, 1968), "Rio Lobo" (Idem, 1970), "No Mundo de 2020" (Soylent Green, 1973) e "Golpe Baixo" (The Longest Yard, 1974).
Mais tarde ele encerrou a carreira de ator após receber o diagnóstico de mal de Parkinson.
Michael Dennis Henry nasceu em 15 de agosto de 1936, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Deixou viúva a dublê Cheryl Ivy Sweeney.