17 de abril de 2007

Era uma vez em 10 de abril de 2007

JACK WILLIAMS (85 anos, de causas naturais), dublê (stuntman) norte-americano; começou como ator, em 1933, em dois curta-metragens, mas sua verdadeira carreira, a de dublê, teve início em A carga da brigada ligeira (The Charge of the Light Brigade, 1936) e encerrou-se em As loucas aventuras de James West (Wild Wild West, 1999); entre um extremo e outro, foram mais 84 filmes, tais como E o vento levou (Gone with the Wind, 1939), Sangue de herói (Fort Apache, 1948), Região do ódio (The Far Country, 1954), Onde começa o inferno (Rio Bravo, 1959), Spartacus (Idem, 1960), Os profissionais (The Professionals, 1966) e Meu ódio será sua herança (The Wild Bunch, 1969); paralelamente ao trabalho de dublê, continuou a interpretar pequenos papéis, em filmes nos quais era dublê ou não: Sonhei com você (I'll See You in My Dreams, 1951), só ator, O homem do oeste (Man of the West, 1958), só ator, O Álamo (The Alamo, 1960), O homem que matou o facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962), Revanche selvagem (The Scalphunters, 1968); sua habilidade em cenas com montaria explicam sua presença constante em faroestes de John Ford, Howard Hawks, Anthony Mann e Sam Peckinpah. Em 1999, recebeu o prêmio Golden Boot, concedido aos grandes do faroeste, e, em 2005, ganhou uma estrela na Calçada do Western, em Newhall-Santa Clarita, Califórnia.

Curiosidade: Jack era considerado o melhor dublê-cavaleiro de Hollywood, por causa da perfeição que conseguia nas quedas de cavalo, em cenas de luta e de batalha. Sua especialidade era fazer o cavalo empinar sobre as patas traseiras e cair de lado, como que projetado sob o cavaleiro, sem provocar danos em nenhum dos dois. Nos anos 1940 e 50, quando estava em sua melhor forma, só trabalhava com seu próprio cavalo, Coco, por ele treinado. Aprendeu a montar ainda criança, com o pai, um caubói das planícies de Montana, e com a mãe, uma campeã de rodeios e dublê pioneira. Seu primeiro trabalho de risco teria sido aos quatro anos, no filme The Flaming Forest (1926), sendo lançado de um cavalo para outro.
(Na foto, o dublê em 2005, já aposentado e sem nem uma cicatriz. Crédito: www.scvhistory.com)

Nicole Kidman é condecorada na Austrália

A atriz Nicole Kidman foi aquinhoada com a mais alta honraria civil da Austrália, na última sexta-feira, 13, por seu trabalho no cinema e, também, por seu empenho em promover a saúde das mulheres. A comenda Companion of the Order of Australia, que ela recebeu, é concedida a cidadãos com "eminentes feitos e méritos do mais alto grau em benefício da Austrália ou da humanidade como um todo". Nicole foi condecorada no palácio do governo (Government House), em Camberra. Entusiasmada, ela declarou: "It's a pat on the back, which as a little girl is something you dream of." (Tradução: "É um grande elogio, algo com que a gente sonha como se fosse uma garotinha".).

Curiosidade: Nicole Kidman nasceu no Havaí de pais australianos.
(Crédito da foto: iheartcelebs.wordpress.com)