9 de julho de 2009

Dez filmes subestimados: 6 - Obrigado a Matar

Mais um comentário do conjunto de dez filmes subestimados, cujo texto integral foi publicado pelo Jornal Opção de 10 a 16 de maio de 2009 e pelo saite Revista Bula.

6 - Obrigado a Matar (A Lawless Street, 1955), de Joseph H. Lewis – Randolph Scott é um xerife perseguido por facínoras em busca de vingança, por conta de seu trabalho na última cidade por que passou. Ele liquida um e surge outro ainda mais perigoso.

A mulher, que o deixara na ocasião por não suportar o estresse da sua profissão, reaparece e vê que a situação não mudou. E ele, entre o dever e a mulher amada, fica com o dever. Para piorar as coisas, ele se fere em duelo e os malfeitores assaltam a cidade.

A ordem só se restaura quando ele reassume a função e completa a tarefa. Os cidadãos compreendem, enfim, que a segurança é uma questão muito importante para ficar a cargo de um só homem, e o procuram para oferecer ajuda. E ele, concluindo que se tornou dispensável, demite-se e parte com a mulher para uma vida sossegada.

A trama, como se vê, é parecidíssima com a do filme Matar ou Morrer (1952), com uma diferença fundamental. Lá, após mendigar ajuda em vão, o xerife enfrenta os bandidos sozinho e vira um poço de mágoas. Ao partir, atira a insígnia no chão, em sinal de desprezo pela cidade que lhe deu as costas.

Aqui, ao contrário, o xerife age sem pedir ajuda e parte apaziguado com a cidade, agora defendida por seus cidadãos. Solução que é uma clara resposta aos valores amesquinhados de Matar ou Morrer.
(Foto: http://www.cstbr.org/)