27 de fevereiro de 2007

Lei de Murphy

O ator Eddie Murphy escafedeu-se da cerimônia do Oscar, após perder o prêmio para Alan Arkin, na categoria "ator coadjuvante". Murphy concorria pelo filme Dreamgirls -- Em busca de um sonho, e era o favorito, por ter ganho o Globo de Ouro e a láurea do Sindicato dos Atores da Tela. De início, ele tentou disfarçar seu desapontamento, declarando à publicação Us Weekly: "Está ótimo. Acontece. Está certo." Mas, em seguida, saiu com a namorada e não voltou mais.
Comentário: Trata-se da primeira vez que o ator, de 45 anos, foi indicado ao Oscar. Ele devia mirar-se no exemplo de Martin Scorsese, que só botou a mão na estueta agora, na sexta indicação, aos 64 anos, e ainda viu vantagem nisso.

(Crédito da foto: www.insidesocal.com).

Scorsese dá lição de humildade

O diretor Martin Scorsese acha que foi bom não ter ganho o Oscar no começo da carreira, porque o prêmio poderia tê-lo levado a mudar sua maneira de fazer filmes. Eis o que ele declarou, em inglês, seguido de uma tentativa de tradução: "I've just been used to not winning. It's about getting the pictures made. But when you win something, you appreciate it. (...) Good thing I didn't get before, because maybe it would have changed the kind of movies I would have made. (...) I'm glad it's taken this long. It's been worth it." Isto, em português, significa mais ou menos o seguinte: "Eu me acostumei a não ser vitorioso. Estou por aí aprendendo a fazer filmes. Mas quando a gente conquista algo, a gente gosta (...) Foi benéfico eu não ter ganho [o Oscar] antes, porque talvez tivesse mudado o tipo de filmes que eu tenho feito. (...) Estou feliz que tenha demorado todo esse tempo. Valeu a pena."
Comentário: Ele sabe do que está falando. Muita gente talentosa perde a cabeça quando atinge o ápice da carreira muito cedo. Diz o vulgo que a formiga, quando quer se perder, cria asas.

(Crédito da foto: www.stuff.co.nz)