2 de junho de 2011

Estrelas da era de ouro de Hollywood ainda vivas

Quando Elizabeth Taylor morreu, em março último, houve quem dissesse que sua morte representou o fim de uma era do cinema. Diante de afirmação tão peremptória, resolvemos conferir e, em uma pesquisa ligeira, encontramos um número considerável de grandes estrelas ainda vivas que tiveram dias de glória entre as décadas de 1930 e 1950, período considerado a era de ouro de Hollywood.

A seguir, listamos várias delas, agregando informações sucintas sobre a importância e a situação atual de cada uma. Todos os filmes mencionados são de anos anteriores a 1960.

Olivia de Havilland – Foi parceira de Errol Flynn em nove filmes, inclusive em "As Aventuras de Robin Hood", e ainda teve presença marcante em "E o Vento Levou". Ganhou dois Oscars. Divorciada duas vezes, aposentou-se em 1988 e vive em Paris.

Joan Fontaine – Não teve tanta sorte como sua irmã Olivia de Havilland, mas estrelou dois clássicos de Alfred Hitchcock: "Rebecca, a Mulher Inesquecível" e "Suspeita", pelo qual ganhou um Oscar. Quatro vezes divorciada e aposentada desde 1994, reside em Carmel, Califórnia.

Esther Williams – Excelente nadadora, que estrelou filmes musicais aquáticos, subgênero criado especialmente para ela, como "A Filha de Netuno" e "A Rainha do Mar". Aposentada desde 1963, vive com seu quarto marido em Beverly Hills, Califórnia, onde ambos têm uma bem-sucedida fábrica de roupas de banho.

Deanna Durbin – Começou no cinema ainda adolescente e fez sucesso em filmes musicais como "Louca por Música". Aos 21 anos era a mulher com o mais alto salário nos Estados Unidos. Ganhou um Oscar especial. Abandonou a carreira em 1948, no ápice da fama. Viúva do terceiro marido, vive na França.

Doris Day – Cantora que estrelou ótimos musicais como "Ardida como Pimenta" e "Ama-me ou Esquece-me" e dramas como "O Homem que Sabia Demais". Entrou na lista das 100 maiores estrelas da revista "Premiere" americana. Divorciada quatro vezes e aposentada desde 1973, reside em Carmel, Califórnia, onde tem uma fundação para defesa dos animais de estimação.

Eleanor Parker – Bela e talentosa, fez par com Kirk Douglas em "Chaga de Fogo" e com Charlton Heston em "A Selva Nua". Aposentada desde 1991, vive com seu quarto marido em Palm Springs, Califórnia.

Eva Marie Saint – Ter sido a namorada de Marlon Brando em "Sindicato de Ladrões", que lhe rendeu um Oscar, de Cary Grant em "Intriga Internacional" já seria o suficiente. Seu último filme é de 2006. Reside em Santa Mônica, Califórnia, com seu primeiro e único marido.

Lauren Bacall – Começou no cinema pelo alto, em "Uma Aventura na Martinica", seduzindo Humphrey Bogart no filme e na vida real. Entrou na lista das maiores estrelas, das mais sexies, das lendárias e até das pessoas mais belas do mundo. Ganhou dois Oscars honorários. Divorciada do segundo marido, continua ativa no cinema.

Vera Miles – Uma das atrizes preferidas de Alfred Hitchcock, de quem estrelou "O Homem Errado", e de John Ford, que a incluiu no elenco de "Rastros de Ódio". Aposentou-se em 1995. Após três divórcios, leva vida discreta e se recusa até a dar entrevista.

Carroll Baker – Estrelou "Boneca de Carne", de Elia Kazan, e apareceu em "Assim Caminha a Humanidade", de George Stevens. Aposentada desde 2003 e viúva do terceiro marido, reside em Londres.

Leslie Caron – Era bailarina quando foi convidada por Gene Kelly para dançar com ele em "Sinfonia de Paris". Dançou também com Fred Astaire em "Papai Pernilongo". Seu último trabalho, para a televisão, foi em 2006. Três vezes divorciada, continua a ter um pé na França e o outro nos Estados Unidos.

Debbie Reynolds – Teve seu grande momento ao lado de Gene Kelly em "Cantando na Chuva". Foi vítima de Elizabeth Taylor, que lhe roubou o marido Eddie Fisher. Mais tarde as duas se reconciliaram publicamente, no telefilme “O Eterno Brilho das Estrelas”. Três vezes divorciada, continua ativa no cinema.

Kim Novak – Dona de um sex-appeal fenomenal, ela seduziu William Holden em "Férias de Amor", Frank Sinatra em "O Homem do Braço de Ouro" e James Stewart em "Um Corpo que Cai". Entrou na lista das 100 estrelas mais sexies da revista Empire. Aposentada desde 1991, dedica-se à pintura e à escultura. Vive com o segundo marido, veterinário que cria cavalos e lhamas, em uma fazenda no Oregon.

A lista poderia prosseguir com Lizabeth Scott e Shirley Temple e Angela Lansbury e Shirley Temple e Joanne Woodward e Felicia Farr e Shirley MacLaine e...