23 de dezembro de 2011

Anita Ekberg: um mito do cinema na pobreza

Aos 80 anos, a atriz sueca Anita Ekberg está pobre e dependendo de ajuda financeira, segundo o jornal italiano La Stampa. Ela participou, ao lado de Marcello Mastroianni, de uma das cenas mais famosas do cinema, a da Fontana de Trevi, no filme "A Doce Vida" (La dolce vita, 1960), de Federico Fellini.

Massimo Morais, administrador nomeado pela Justiça que fez o pedido à Fundação Fellini em nome da atriz, disse: "A fundação ainda não respondeu, mas eu conto com a solidariedade dos benfeitores, que queiram ajudar, mesmo modestamente, uma grande atriz que merece".

Depois de ter sua casa incendiada por ladrões, Ekberg vive num asilo perto de Roma. E desde que quebrou o fêmur numa queda, está limitada a uma cadeira de rodas. Passa o tempo escrevendo suas memórias.

Ekberg foi uma das atrizes mais belas do cinema. Sua figura pode ser admirada também nos filmes "Guerra e Paz" (War and Peace, 1956), "Domínio dos Homens sem Lei" (Man in the Vault, 1956) e "Os Quatro Heróis do Texas" (4 for Texas, 1963).