13 de abril de 2007

Era uma vez em 11 de abril de 2007

KURT VONNEGUT JR. (84 anos, de lesões provocadas por uma queda), escritor norte-americano, que recorreu à ficção científica, à sátira e ao humor negro, para transmitir sua visão nada otimista do mundo; deixou 19 romances e dezenas de contos, peças e ensaios; escreveu o roteiro do filme Feliz aniversário, Wanda June (1971), baseado numa peça sua; teve outras sete obras suas transformadas em filmes, o mais famoso dos quais é Matadouro 5 (1972); foi ator em três filmes: De volta às aulas (1986), onde aparece como ele mesmo, Vítima do passado (1996) e Almoço dos campeões (1999), os dois últimos baseados em obras suas.

Curiosidade: Veterano condecorado da II Guerra, Vonnegut foi capturado pelos alemães na Batalha do Bulge, em dezembro de 1944, e sobreviveu ao bombardeio de Dresden. Sofreu de depressão por quase a vida toda, e em 1985 tentou o suicídio.
(Crédito da foto: www.wdog.com)

Vem aí mais uma refilmagem

Vivemos na era das refilmagens. E o produtor italiano Dino De Laurentiis, atualmente radicado nos Estados Unidos, anuncia que planeja refilmar Barbarella (1968), que ele mesmo produziu. A "rainha das galáxias" foi interpretada pela jovem e bela Jane Fonda, e o diretor francês Roger Vadim soube explorar o sex-appeal da sua então mulher, como já fizera com a "ex" Brigitte Bardot. Na época de seu lançamento nos cinemas, Barbarella encantou o público com seu visual deslumbrante (para a época) e seu erotismo ousado -- Jane Fonda faz amor tocando nas mãos de John Phillip Law. O filme custou por volta de US$ 9 mi e amealhou apenas US$ 5,5 mi no mercado norte-americano. Mas, por causa do sucesso que fez no resto do mundo, não deve ter dado prejuízo. Se fosse um fracasso financeiro, como se propaga, De Laurentiis certamente não estaria interessado em refilmá-lo. Barbarella nasceu nos quadrinhos, pelas mãos do desenhista francês Jean-Claude Forest.
Curiosidade: O nome da banda de rock inglesa Duran Duran foi emprestado da personagem interpretada no filme por Milo O'Shea, que tortura as pessoas com música, tocando um órgão bizarro.
(Crédito da foto: www.folha.uol.com.br)

Era uma vez em 11 de abril de 2007

ROSCOE LEE BROWNE (81 anos, de câncer), ator norte-americano, que fez sua estréia no cinema, em 1962, em filme independente; a partir de 1964 passou a atuar também em grandes produções, como O poder negro (1968), de Jules Dassin, Topázio (1969), de Hitchcock, A libertação de L. B. Jones (1970), último filme de William Wyler, O último brilho do crepúsculo (1977) e Perigosamente juntos (1986); seu derradeiro trabalho foi em Deu a louca em Hollywood (2007); foram 35 filmes como ator, mas também emprestou sua voz para desenhos animados; pelo único faroeste em que apareceu, Os cowboys (1972), ganhou o Bronze Wrangler (Vaqueiro de Bronze) da Western Heritage (Herança do Western). Trabalhou duas vezes mais para a TV, que lhe deu dois prêmios: o Emmy, em 1986, e o Image, em 1988.

(Crédito da foto: www.filmweb.pl)