26 de outubro de 2017

WALTER LASSALLY (1926-2017), Diretor de Fotografia

Resultado de imagem para walter lassally


O diretor de fotografia anglo-greco-germânico Walter Lassally morreu no dia 23 de outubro, na ilha de Creta, Grécia, de complicações decorrentes de uma cirurgia. Tinha 90 anos.

Lassally começou sua carreira como assistente de câmera no cinema inglês ainda nos anos 1940. Ao mesmo tempo, fotografava filmes de curta-metragem, geralmente documentários. A fotografia de longas-metragens de ficção só teve início no meado dos anos 1950. E o sucesso veio a partir da associação com o cineasta grego Mihalis Kakogiannis, mais conhecido como Michael Cacoyannis, para quem fotografou seis filmes, entre os quais "A Mulher de Negro" (To koritsi me ta mavra, Grécia, 1956), "Uma Questão de Dignidade" (To teleftaio psema, Grécia, 1958), "Electra, a Vingadora" (Ilektra, Grécia, 1962), "Zorba, o Grego" (Alexis Zorbas, Grécia/EUA, 1964), pelo qual ganhou o Oscar de melhor fotografia, e "O Dia em que os Peixes Saíram d'Água" (The Day the Fish Came Out, Grécia/Reino Unido/EUA, 1967).

Paralelamente ao seu trabalho com Mihalis Kakogiannis, Lassally manteve outra parceira bem-sucedida com o cineasta inglês Tony Richardson, da qual resultaram os filmes "Um Gosto de Mel" (A Taste of Honey, Reino Unido, 1961), "A Solidão do Corredor de Fundo" (The Loneliness of the Long Distance Runner, Reino Unido, 1962) e "As Aventuras de Tom Jones" (Tom Jones, Reino Unido, 1963).

Ainda que sua filmografia conte mais de 50 filmes de ficção, há poucos mais que são dignos de nota como "Édipo Rei - A Tragédia de um Rei" (Oedipus the King, Reino Unido, 1968), de Philip Saville, "Diabólicos Sedutores" (Something for Everyone, EUA, 1970), de Harold Prince, e "Verão Vermelho" (Heat and Dust, Reino Unido, 1983), de James Ivory.

Lassaly recebeu dois prêmios honorários: em 2005, da Câmara de Marburg, Alemanha, e em 2008, da Sociedade Americana de Cinegrafistas, EUA.

Walter Lassally nasceu em 18 de dezembro de 1926, em Berlim, Alemanha, mas foi criado em Londres, onde sua família se refugiou para escapar do nazismo. Era viúvo.

(Foto: A cena de dança de "Zorba, o Grego". Google Imagens.)