16 de novembro de 2009

Era uma vez em 15 de novembro de 2009

JOCELYN QUIVRIN (30 anos, de acidente de automóvel), ator francês cuja carreira começava a se consolidar; atuou em mais de 20 longas-metragens, a exemplo de Jantar de Despedida (Au petit Marguery, 1995), Pelo Sim, Pelo Não (Peut-être, 1999), O Império dos Lobos (L'empire des loups, 2005) e Syriana - A Indústria do Petróleo (Syriana, 2005). Ganhou dois prêmios como ator revelação em 2008.


Dados biográficos: Jocelyn Quivrin nasceu em 14 de fevereiro de 1979, em Dijon, França. Deixou viúva a atriz Alice Taglioni, com quem tinha um filho.

Era uma vez em 16 de novembro de 2009

EDWARD WOODWARD (79 anos, de pneumonia), ator britânico de teatro e TV, que atuou eventualmente no cinema, inclusive em Hollywood; dentre suas duas dezenas de filmes destacam-se Becket (Idem, 1964), O Estrangulador de Rillington Place (10 Rillington Place, 1971), Nas Garras do Leão (Young Winston, 1972), O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973) e Chumbo Grosso (Hot Fuzz, 2007). Ganhou um Globo de Ouro por seu trabalho na TV.


Dados biográficos: Edward Albert Arthur Woodward nasceu em 1º de junho de 1930, em Croydon, Inglaterra. Em 1978, recebeu a comenda de Oficial da Ordem do Império Britânico, por seu trabalho no teatro. Foi casado com a atriz Venetia Barret, com quem teve três filhos, os atores Tim Woodward e Peter Woodward e a atriz Sarah Woodward. Deixou viúva a atriz Michele Dotrice, com quem teve uma filha, a atriz Emily Woodward.

Clint Eastwood comandante na França

Quando se pensava que os franceses haviam esgotado o estoque de prêmios para glorificar a carreira de Clint Eastwood, o presidente Nicolas Sarkozy surpreende o mundo com uma nova celebração. Na última sexta-feira, 13 de novembro, o ator e cineasta norte-americano recebeu aquela que é talvez a mais importante comenda da França, a Legião da Honra, no grau de comandante. É uma conquista rara para um estrangeiro, mas não há dúvida de que o último tough guy de Hollywood merece.

Ele já havia recebido a Legião da Honra no grau de cavaleiro.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, derramou-se em elogios. Afirmou que o homenageado é "um mito, um gigante, um exemplo da admiração que temos pela cultura americana".
Diante de autoridades e amigos, Eastwood referiu-se a Sarkozy como "meu presidente", e brincou dizendo que pretendia sair às ruas para exibir o prêmio.
A cerimônia aconteceu no Palácio do Eliseu, sede do governo francês.
As informações são do saite G1.