11 de julho de 2007

Karlovy Vary premia filme islandês

O Festival de Karlovy Vary, República Tcheca, encerrou-se no último sábado, 7, e o prêmio de melhor filme foi conquistado pelo thriller de ficção-científica islandês Mýrin (2006), de Baltasar Kormákur, que é também ator, produtor e roteirista. O ator e diretor norte-americano Danny DeVito foi homenageado com um prêmio especial, "por sua contribuição ao cinema".

(Na foto, Kormákur; crédito: http://www.grapevine.is/)

Era uma vez em 10 de julho de 2007

YOLANDA CARDOSO (1928-2007), atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro; estreou na chanchada Uma Certa Lucrécia (1957) e esperou seis anos pelo segundo filme, Crime no Sacopã (1963); apareceu em Copacabana Me Engana (1968), de Antonio Carlos Fontoura, Com Licença, Eu Vou à Luta (1986), de Lui Farias, e Um Trem para as Estrelas (1987), de Carlos Diegues e Tereza Gonzalez, que foi seu 15º e último filme. Era mais conhecida por seu trabalho na TV.
(Imagem da novela "Louco amor" (1983). Crédito da foto: http://www.gilbertobragaonline.com/)

Particularidade: Yolanda Cardoso morreu de pneumonia e infecção generalizada, aos 78 anos.

Mansão cinematográfica à venda por U$ 165 mi


Mansão de Beverly Hills, com 29 quartos, sala de cinema, discoteca e três piscinas, situada em terreno de 2,6 hectares, foi posta à venda por U$ 165 mi. Estima-se que seja o valor mais alto de uma casa nos Estados Unidos.

A casa aparece no filme O poderoso chefão (The Godfather, 1972). É aquela em que vive o produtor de cinema que, por não querer dar um papel em seu filme para o cantor afilhado de Don Corleone, este lhe faz "uma proposta que ele não pode recusar": o produtor acorda e se espanta ao ver que a cabeça de seu melhor cavalo foi cortada e posta ao seu lado enquanto dormia.

A mansão, construída em 1927, por um banqueiro, foi adquirida na década de 1940 pelo magnata das comunicações William Randolph Hearst, que ali viveu com a amante, a atriz de Hollywood Marion Davies, até sua morte, em 1951.

Hearst foi o modelo em que Orson Welles se baseou para elaborar a personagem de Charles Foster Kane, na sua obra-prima Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941).

(Fonte: Folha Online. Crédito da foto: AP, obtida via F.O.)