10 de setembro de 2008

Um filme divertido e perturbador

Depois de conquistar Hollywood, onde realizou sucessos como RoboCop – O Policial do Futuro (1987) e Instinto Selvagem (1992), o cineasta holandês Paul Verhoeven, que fez 70 anos em julho, resolveu voltar ao seu país para contar uma história passada durante a II Guerra Mundial, quando a Holanda sofria a ocupação alemã. O resultado é o filme A Espiã (Zwartboek, 2006), que insere personagens fictícias em um contexto histórico real.

Tendo por base um roteiro primoroso, elaborado pacientemente ao longo de quase duas décadas, Verhoeven narra as desventuras da cantora judia Rachel Stein, que se movimenta entre poderosas forças em conflito na cidade de Haia. De um lado, os nazistas, que agem como se nada pudesse abalar seu poder; de outro, a resistência, que congrega pessoas com ideologia e interesses políticos diversos, ao estilo balaio-de-gatos.

A bela e talentosa Carice van Houten, combinando voluntariedade, charme e sangue frio na medida certa, faz perfeitamente verossímil o seu papel. Até as canções são interpretadas por ela, e com proficiência. E o seu papel é com efeito o de uma atriz: representar uma personagem. O que inclui a mudança da cor dos cabelos e a adoção de pseudônimo. Esse aspecto da representação é explicitado em dois momentos, nos quais ela é comparada a estrelas do cinema. Em uma cena é dito que ela ficou “loira como a Jean Harlow”; em outra, aludindo-se ao filme Mata Hari (1931), diz-se que ela é a “Greta Garbo em carne e osso”.

A história se passa nos últimos meses da ocupação alemã, quando Rachel, vivendo em apuros, recebe uma recomendação para fugir da Holanda, vinda de um agente da polícia de segurança holandesa, o qual intermedeia as ações de fuga. Outra figura angular com quem ela lida é um advogado e banqueiro, administrador dos recursos (jóias e dinheiro) dos judeus, que transita com desenvoltura tanto entre os resistentes quanto entre os nazistas. A agenda deste, um livro de capa preta em que anota os negócios com os clientes, será um valioso documento no pós-guerra.

Frustrada a tentativa de fuga, a cantora se junta aos combatentes da resistência, que recebem suprimentos provenientes da Inglaterra. Quando um grupo em que está o filho do líder da resistência é preso pelos nazistas, Rachel recebe a incumbência de seduzir o chefe da Inteligência Alemã, capitão Ludwig Müntze, interpretado exemplarmente pelo alemão Sebastian Koch, a fim de obter informações que possibilitem o resgate dos prisioneiros. E o inimaginável termina acontecendo: ela se apaixona pelo capitão, configurando-se a síndrome de Estocolmo.

O ponto forte do roteiro, de cuja feitura Verhoeven participou, é a ambigüidade na construção das personagens. Existem ações heróicas, mas heróis, não. Para o bem e para o mal, ninguém é o que parece à primeira vista. Alguém que toma uma atitude louvável em dado momento pode agir de modo execrável em outro, e vice-versa. Como na vida, a situação é que revela o caráter de cada qual. Disso resultam bons momentos de suspense, além de muitas reviravoltas surpreendentes.

Magistralmente fotografado e montado, o filme é um carrossel de reinvenções dramáticas. Nem mesmo o término da guerra significa apaziguamento ou elisão de problemas. O caos que então se instaura, em meio ao furor da caça a traidores e da consagração de heróis, torna-se terreno fértil para o surgimento de forças obscurantistas e para a expansão de ambições latentes. E a nova ocupação do país pelas forças aliadas, que pouco sabem do mato em que estão lenhando, é mais um complicador bem explorado pelo filme.

Talvez por ser o roteiro tão bem cosido, uma cena chama a atenção pela artificialidade da solução empregada. Cada fala ou cada imagem entra numa articulação precisa, vindo a ter conseqüências mais adiante. Por isso, destoa do conjunto uma cena que se passa durante as comemorações do fim da guerra. Na rua apinhada de gente, ao som da orquestra de Glenn Miller, a amiga Ronnie, que está sobre um jipe em movimento, reconhece Rachel, que caminha na calçada a metros de distância, no meio da multidão. O motivo deve ter sido a contingência do orçamento.

Na quase totalidade do filme, entretanto, o experiente diretor controla os efeitos com maestria, mantendo o espectador sob permanente tensão, enquanto vai dosando as surpresas. E sem apelar para recuos e avanços no tempo, recurso corriqueiro no cinema atual, exceto por contar a história em flash-back. E ainda assim com o propósito de surpreender no final, quando recoloca o drama judaico em novo contexto.

Decididamente, não se trata de programa para quem quer ver “mais do mesmo”, mas para quem quer ser surpreendido. Com uma visão perturbadora da História, e investindo largamente no espetáculo, Paul Verhoeven revolucionou a dramaturgia cinematográfica do seu país. Pode-se afirmar, sem sombra de dúvida, que A Espiã extrapola em muito a moldura do cinema holandês.

(Foto: http://www.revistaogrito.com/)
(Texto publicado pelo semanário Jornal Opção, de 13 a 19 de julho de 2008. Acesse: http://www.jornalopcao.com.br/)