25 de novembro de 2018

NICOLAS ROEG (1928-2018), Diretor

Resultado de imagem para inverno de sangue em veneza

O diretor inglês Nicolas Roeg morreu no dia 23 de novembro, em Londres, aos 90 anos.

Roeg começou no cinema em funções modestas e foi crescendo, tornando-se em 1951 assistente de câmera, depois operador de câmera, diretor de fotografia e, por fim, diretor. Entre seus melhores filmes como operador de câmera estão "A Maior Aventura de Tarzan" (Tarzan's Greatest Adventure, 1959), "Os Crimes de Oscar Wilde" (The Trials of Oscar Wilde, 1960) e "Peregrinos da ESperança" (The Sundowners, 1960).

Dez anos mais tarde, ele assumiu a função de diretor de fotografia e participou de produções da importância de "A Orgia da Morte" (The Masque of the Red Death, 1964), "Fahrenheit 451" (Idem, 1966), "Longe Deste Insensato Mundo" (Far from the Madding Crowd, 1967) e "Petúlia - Um Demônio de Mulher" (Petulia, 1968).

Nesse mesmo período, ele fez a fotografia de uma das equipes de segunda unidade de "Lawrence da Arábia" (Lawrence of Arabia, 1962), de David Lean, que o contratou como diretor de fotografia de seu próximo filme, "Doutor Jivago" (Doctor Zhivago, 1965), mas a parceria não se concretizou. Roeg foi demitido por Lean, porque discordava frequentemente das suas determinações.

Seu início como diretor foi problemático. Em 1968, ele codirigiu com Donald Cammell o filme "Performance" (Idem, 1970), que deveria ser um veículo simplista para Mick Jagger, mas o resultado foi um caleidoscópio de sexo, violência e questões de identidade sexual, que a Warner Bros., horrorizada, deixou o filme dois anos na prateleira, antes de despachá-lo para os cinemas.

Os filmes que fez como diretor não se destinavam ao grande público. Dentre a dúzia de filmes que dirigiu se destacam "A Longa Caminhada" (Walkabout, 1971), "Inverno de Sangue em Veneza" (Don't Look Now, 1973), "O Homem que Caiu na Terra" (The Man Who Fell to Earth, 1976), "Malícia Atômica" (Insignificance, 1985) e "Convenção das Bruxas" (The Witches, 1990).

Nicolas Jack Roeg nasceu em 15 de agosto de 1928, em Londres, Inglaterra. Deixou viúva a atriz Harriet Harper, mulher do seu terceiro casamento. Tinha quatro filhos do primeiro casamento e dois do segundo. Era pai dos assistentes de diretor Sholto J. Roeg e Waldo Roeg, do produtor Luc Roeg, do assistente de câmera Sttaten Roeg e do ator Maximilian Roeg.

(Foto: Google Imagens.)