15 de julho de 2009

Estreia na Alemanha filme realizado há 44 anos

Estreou em Dresden, Alemanha, no dia 1º de julho, o filme Hände hoch oder ich schiesse (Mãos ao alto ou eu atiro), de Hans-Joachim Kasprzik (1928-1997). A sessão se deu à beira do rio Elba, em céu aberto.

Realizada na Alemanha Oriental em 1965, a comédia em preto-e-branco tinha sido censurada pelo regime comunista local.
Este seria o último filme censurado que ainda permanecia inédito.
As informações são do saite UOL News.

Cineastas vão poder visualizar seus filmes antes de começar a filmar

O mago da alta tecnologia no cinema, George Lucas, anunciou recentemente que sua empresa está desenvolvendo uma forma avançada de "storyboarding", ferramenta tecnológica que permitirá aos cineastas criarem no computador uma versão virtual do filme antes mesmo de dar início às filmagens.

Lucas disse que está desenvolvendo também um sistema de edição "mais sofisticado e muito mais simples" que tornará a edição de filmes acessível a mais pessoas.

Questionado se estaria propenso a gastar mais tempo com a tecnologia do que com o enredo dos filmes, ele afirmou: "Não importa o que o artista faça, ele vai bater nos limites da tecnologia existente. Tenta-se resolver os problemas com ferramentas".

Na ocasião, Lucas estava em Chicago para receber do Gene Siskel Film Center Visionary um prêmio por sua contribuição inovadora à realização de filmes.