18 de janeiro de 2007

Era uma vez em 17 de janeiro de 2007

ART BUCHWALD (81 anos, de falência dos rins), jornalista e escritor norte-americano; escreveu o roteiro do filme Presente de grego (1960) e diálogos adicionais, em inglês, para o filme Play time -- Tempo de diversão (1967), do cineasta e comediante francês Jacques Tati, e apareceu em três documentários; ganhou o prêmio Pulitzer, por seus comentários políticos.
Curiosidade: Em 1983, vendeu à Paramount um esboço de história, com o nome de "King for a Day", que serviu de base para o filme O rei de Nova York (1988), que rendeu mais de US$ 100 mi, sem que lhe fosse paga qualquer participação nos lucros; ele processou o estúdio, que alegou ter tido prejuízo com o filme, mas a Justiça lhe deu ganho de causa e uma indenização de US$ 900 mil; a Paramount recorreu da sentença e o caso foi resolvido em acordo entre as partes.
Crédito da foto: www.whrc.org)

Calçada da Fama: quanto custa uma estrela?

Turistas de todo o mundo, quando vão a Los Angeles, visitam o Hollywood Boulevard para ver as estrelas que homenageiam seus ídolos, na Calçada da Fama. Para se conseguir uma estrela daquelas, uma celebridade do cinema ou da tevê precisa dar duro e se destacar na sua profissão. Foi assim que muitos atores e atrizes famosos conquistaram a sua, inclusive a luso-brasileira Carmen Miranda (1909-1955). Agora, porém, parece que essa regra mudou. O jornal Los Angeles Times revelou que o milionário Donald Trump poderá vir a ter a sua estrela na Calçada da Fama, não por eventuais méritos profissionais, mas pela elevada quantia de dólares que se dispõe a gastar.
Comentário: Donald Trump fez cameo appearance nos filmes Ghosts Can't Do It (1990), The Little Rascals (1994) e 54 (1998); a partir de 2001 se tornou produtor de TV; já produziu episódios de duas séries e seis programas sobre concursos de miss. Chama-se cameo appearance, ou simplesmente cameo, no cinema, a aparição de uma pessoa famosa, sem outro motivo que não a sua notoriedade. O filme 54 saiu em DVD no Brasil com o título Studio 54.