25 de fevereiro de 2009

Clint Eastwood recebe Palma de Ouro especial

O ator e diretor norte-americano Clint Eastwood (foto) recebeu do Festival de Cannes, nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, a Palma de Ouro especial pelo conjunto de sua obra.

Na oportunidade, o presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob, comparou Eastwood a mestres do cinema mundial como Robert Bresson, John Ford, Roberto Rossellini e Satyajit Ray.
Sorridente, com o prêmio na mão, Estwood declarou: "O cinema nasceu na França, com os irmãos Lumière, e sempre foi considerado aqui como uma verdadeira arte". Agradeceu também à crítica francesa o apoio recebido quando se tornou diretor.
Clint Eastwood é apenas o segundo cineasta a receber tal honraria. O primeiro foi Ingmar Bergman, em 1997.
A cerimônia aconteceu em Paris, no restaurante Le Fouquet's.
A maior parte das informações acima foram colhidas no saite UOL News.
(Foto: Divulgação)

Era uma vez em 22 de fevereiro de 2009

HOWARD ZIEFF (81 anos, de mal de Parkinson), diretor norte-americano especialista em comédias; dirigiu apenas nove filmes, entre eles Os Covardes Vivem Bem (Slither, 1973), Um Viúvo Trapalhão (House Calls, 1978), Recruta Benjamin (Private Benjamin, 1980) e Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991). Nasceu em 21 de outubro de 1927, em Los Angeles, Califórnia. Tinha grande reputação como fotógrafo publicitário e como diretor de comerciais para a TV. Deixou viúva Ronda Gomez-Quinones.

Era uma vez em 21 de fevereiro de 2009

HERCULES BELLVILLE (69 anos, de câncer), produtor inglês que começou fazendo direção de segunda unidade para filmes de Roman Polanski, como Macbeth (The Tragedy of Macbeth, 1971) e Tess (Idem, 1979); foi assistente de direção em Profissão: Repórter (Professione: reporter, 1975), de Michelangelo Antonioni; atuou como produtor em meia dúzia de filmes, entre os quais O Inquilino (Le locataire, 1976), de R. Polanski, e Os Sonhadores (The Dreamers, 2003), de Bernardo Bertolucci. Deixou viúva Ilana Shulman, com quem se casou dois dias antes de sua morte.