4 de setembro de 2010

Lista de filmes com o trem de ferro

Por sugestão do Prof. Emmanuel Appel, que empresta sua inteligência à Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, realizamos extensa pesquisa para levantamento de uma relação de filmes em que aparece o trem de ferro.
De Curitiba vieram valiosas contribuições do próprio Prof. Emmanuel e, por intermédio dele, do advogado Claudio Lacerda, do ator Antonio Sérgio Busnardo e do escritor Roberto Gomes. Aqui em Brasília tivemos a colaboração gentil e prestimosa dos amigos José Veríssimo, Ivan Rocha e Guido Heleno, também atentos "leitores" de filmes.
Com a lista pretende-se subsidiar a mostra "O Trem no Cinema", a ser realizada paralelamente ao seminário "Trem e Sociedade: a ferrovia e sua importância no desenvolvimento econômico e sócio-ambiental brasileiros", proposto em meados de 2009 pelo Instituto Federal (de Educação, Ciência e Tecnologia) do Paraná, pela Ferroeste - Estrada de Ferro Paraná Oeste e o Centro dos Ferroviários do Paraná.
Sua divulgação aqui é em homenagem a todos os ferroviários, esperando que possam ter, através do cinema, uma ideia ainda mais clara da importância do seu trabalho para a humanidade.
Recebem destaque alguns filmes nos quais a presença do trem é tão importante que merecem ser considerados quando da seleção de títulos para a mostra "O Trem no Cinema", e também como estímulo à criação de um cineclube no Centro dos Ferroviários do Paraná, em Curitiba, bem como ao cineclube que já está sendo organizado na Lapa, histórica cidade paranaense.
Na parte que toca ao cinema brasileiro, cujos filmes estão em separado, contamos com a boa memória dos leitores para ampliar a lista apenas começada: o nosso cinema merece.
Antes da relação, um esclarecimento: os títulos em vermelho correspondem às indicações de Claudio Lacerta e os títulos em azul, às indicações deste blog.
A seguir, a relação dos filmes:

A – Filmes estrangeiros:

1 – O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery, 1903), de Edwin S. Porter
2 – O Cavalo de Ferro (The Iron Horse, 1924), de John Ford
3 – A General (The General, 1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman
4 – Outubro (Oktiabre, 1927), de Sergei Eisesntein
5 – Serpentes de Luxo (Baby Face, 1933), de Alfred E. Green
6 – Três Canções para Lênin (Tri pesni o Lenine, 1934), de Dziga Vertov
7 – Anna Karenina (Idem, 1935), de Clarence Brown
8 – Agente Secreto (Secret Agent, 1936), de Alfred Hitchcock
9 – A Besta Humana (La bête humaine, 1938), de Jean Renoir (Refilmado, ver “Desejo Humano”.)
10 – A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938), de Alfred Hitchcock
11 – Jesse James (Idem, 1939), de Henry King
12 – Aliança de Aço (Union Pacific, 1939), de Cecil B. DeMille
13 – Uma Cidade Que Surge (Dodge City, 1939), de Michael Curtiz
14 – A Vingança dos Daltons (When the Daltons Rode, 1940), de George Marshall
15 – O Retorno de Frnak James (The Return of Frank James, 1940), de Fritz Lang
16 – A Estrada de Santa Fé (Santa Fe Trail, 1940), de Michael Curtiz
17 – No Tempo do Onça (Go West, 1940), com os Irmãos Marx
18 – Contrastes Humanos (Sullivan’s Travels, 1941), de Preston Sturges
19 – A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1942), de Alfred Hitchcock
20 – A Estranha Passageira (Now, Voyager, 1942), de Irving Rapper
21 – Satã Jantou Lá em Casa (The Man Who Came to Dinner, 1942), de William Keighley
22 – Desencanto (Brief Encounter, 1945), de David Lean
23 – A Batalha dos Trilhos (La bataille du rail, 1946), de René Clément
24 – As Garçonetes de Harvey (The Harvey Girls, 1946), de George Sidney
25 – Duelo ao Sol (Duel in the Sun, 1946), de King Vidor
26 – A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946), de Frank Capra
27 – Rio Vermelho (Red River, 1948), de Howard Hawks
28 – O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948), de John Huston
29 – Abutres Humanos (Whispering Smith, 1948), de Leslie Fenton
30 – Expresso para Berlim (Berlin Express, 1948), de Jacques Tourneur
31 – Bonita e Valente (Annie Get Your Gun, 1950), de George Sidney
32 – O Idiota (Hakuchi, 1951), de Akira Kurosawa
33 – Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951), de Alfred Hitchcock
34 – Conspiração (The Tall Target, 1951), de Anthony Mann
35 – Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1952), de John Ford
36 – Matar ou Morrer (High Noon, 1952), de Fred Zinnemann
37 – O Maior Espetáculo da Terra (The Greatest Show on Earth, 1952), de Cecil B. DeMille
38 – O Último Duelo (The Cimarron Kid, 1952), de Budd Boetticher
39 – Abrindo Horizontes (Kansas Pacific, 1953), de Ray Nazarro
40 – Dá-me Tua Mão (Take the High Ground, 1953), de Richard Brooks
41 – Os Boas-Vidas (I vitelloni, 1953), de Federico Fellini
42 – Como Agarrar um Milionário (How to Marry a Millionaire, 1953), de Jean Negulesco
43 – A Roda da Fortuna (The Band Wagon, 1953), de Vincente Minnelli
44 – Desejo Humano (Human Desire, 1954), de Fritz Lang (Refilmagem de “A Besta Humana”.)
45 – O Mundo da Fantasia (There’s No Business Like Show Business, 1954), de Walter Lang
46 – Homem sem Rumo (Man Without a Star, 1955), de King Vidor
47 – Conspiração do Silêncio (Bad Day at Black Rock, 1955), de John Sturges
48 – Férias de Amor (Picnic, 1955), de Joshua Logan
49 – O Tesouro de Pancho Villa (The Treasure of Pancho Villa, 1955), de George Sherman
50 – O Ferroviário (Il ferroviere, 1956), de Pietro Germi
51 – Assim Caminha a Humanidade (Giant, 1956), de George Stevens
52 – Chorei por Você (The Jocker Is Wild, 1957), de Charles Vidor
53 – Galante e Sanguinário (3:10 to Yuma, 1957), de Delmer Daves (Refilmado, ver “Os Indomáveis”.)
54 – Vidas Amargas (East of Eden, 1957), de Elia Kazan
55 – A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957), de David Lean
56 – Meus Dois Carinhos (Pal Joey, 1957), de George Sidney
57 – O Homem do Oeste (Man of the West, 1958), de Anthony Mann
58 – Reinado de Terror (Terror in a Texas Town, 1958), de Joseph H. Lewis
59 – A Balada do Soldado (Ballada o soldate, 1959), de Grigori Chukhrai
60 – Trem Noturno (Pociag, 1959), de Jerzy Kawalerowicz
61 – Duelo de Titãs (Last Train from Gun Hill, 1959), de John Sturges
62 – Intriga Iinternacional (North by Northwest, 1959), de Alfred Hitchcock
63 – Sangue sobre a Índia (North West Frontier, 1959), de J. Lee Thompson
64 – Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959), de Billy Wilder
65 – Uma Cruz à Beira do Abismo (The Nun’s Story, 1959), de Fred Zinnemann
66 – Audazes e Malditos (Sergeant Rutledge, 1960), de John Ford
67 – Entre Deus e o Pecado (Elmer Gantry, 1960), de Richard Brooks
68 – Cimarron (Idem, 1960), de Anthony Mann
69 – Começou em Nápoles (It Started in Naples, 1960), de Melville Shavelson
70 – O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962), de John Ford
71 – A Conquista do Oeste (How the West Was Won, 1962), de John Ford (“A Guerra Civil”), Henry Hathaway (“Os Rios”, “As Planícies” e “Os Fora-da-Lei”), George Marshall (“A Estrada de Ferro”) e Richard Thorpe (a interligação das histórias)
72 – Fugindo do Inferno (The Great Escape, 1963), de John Sturges
73 – Céu e Inferno (Tengoku to jigoku, 1963), de Akira Kurosawa
74 – Moscou Contra 007 (From Russia with Love, 1963), de Terence Young
75 – O Trem (The Train, 1964), de John Frankenheimer
76 – Crepúsculo de uma Raça (Cheyenne Autumn, 1964), de John Ford
77 – O Expresso de Von Ryan (Von Ryan’s Express, 1965), de Mark Robson
78 – Por Uns Dólares a Mais (Per qualche dollaro in più, 1965), de Sergio Leone
79 – Viva Maria! (Idem, 1965), de Louis Malle
80 – Trens Estreitamente Vigiados (Ostre sledované vlaky, 1966), de Jirí Menzel
81 – Esta Mulher É Proibida (This Property Is Condemned, 1966), de Sydney Pollack
82 – Os Profissionais (The Professionals, 1966), de Richard Brooks
83 – Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo, 1966), de Sergio Leone
84 – A Hora da Pistola (Hour of the Gun, 1967), de John Sturges
85 – Gigantes em Luta (The War Wagon, 1967), de Burt Kennedy
86 – Era uma Vez no Oeste (C’era una volta il West, 1968), de Sergio Leone
87 – Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969), de George Roy Hill
88 – Os Rebeldes (The Reivers, 1969), de Mark Rydell
89 – Os Girassóis da Rússia (I girasoli, 1970), de Vittorio De Sica
90 – Sol Vermelho (Soleil rouge, 1971), de Terence Young
91 – Quando Explode a Vingança (Giù la testa, 1971), de Sergio Leone
92 – Latigo, o Pistoleiro (Support Your Local Gunfighter, 1971), de Burt Kennedy
93 – Matadouro 5 (Slaughterhouse-Five, 1972), de George Roy Hill
94 – Sexy e Marginal (Boxcar Bertha, 1972), de Martin Scorsese
95 – Dinheiro Sujo ou Expresso para Bordeaux (Un flic, 1972), de Jean-Pierre Melville
96 – O Imperador do Norte (Emperor of the North Pole, 1973), de Robert Aldrich
97 – Os Chacais do Oeste (The Train Robbers, 1973), de Burt Kennedy
98 – Meu Nome É Ninguém (Il mio nome è Nessuno, 1973), de Tonino Valerii (Com u'a mão de Sergio Leone)
99 – 0 Dia do Chacal (The Day of the Jackal, 1973), de Fred Zinnemann
100 – Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express, 1974), de Sidney Lumet
101 – O Trem do Inferno (Breakheart Pass, 1975), de Tom Gries
102 – O Risco de uma Decisão (Bite the Bullet, 1975), de Richard Brooks
103 – O Expresso de Chicago (Silver Streak, 1976), de Arthur Hiller
104 – Julia (Idem, 1977), de Fred Zinnemann
105 – O Amigo Americano (Der amerikanische Freund, 1977), de Wim Wenders
106 – Cinzas no Paraíso / Dias de Paraíso (Days of Heaven, 1978), de Terrence Malick
107 – A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant’s Woman, 1981), de Karel Reisz
108 – Reds (Idem, 1981), de Warren Beatty
109 – Retratos da Vida (Les uns et les autres,1981), de Claude Lelouch
110 – A Escolha de Sofia (Sophie’s Choice, 1982), de Alan J. Pakula
111 – Passagem para a Índia (A Passage to India, 1984), de David Lean
112 – Os Amores de Maria ou Os Amantes de Maria (Maria’s Lovers, 1984), de Andrei Konchalovsky
113 – Entre Dois Amores (Out of Africa, 1985), de Sydney Pollack
114 – Expresso para o Inferno (Runaway Train, 1985), de Andrei Konchalovsky
115 – Jogue Mamãe do Trem (Throw Momma from the Train, 1987), de Danny DeVito
116 – Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989), de Steven Spielberg
117 – De Volta para o Futuro III (Back to the Future Part III, 1990), de Robert Zemeckis
118 – Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992), de Clint Eastwood
119 – A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993), de Steven Spielberg
120 – Tombstone – A Justiça Está Chegando (Tombstone, 1993), de George P. Cosmatos
121 – Wyatt Earp (Idem, 1994), de Lawrence Kasdan
122 – Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995), de Richard Linklater
123 – A Sombra e a Escuridão (The Ghost and the Darkness, 1996), de Stephen Hopkins
124 – Trem da Vida (Train de vie, 1998), de Radu Mihaileanu
125 – Jovens Justiceiros (American Outlaws, 2001), de Les Mayfield
126 – O Agente da Estação (The Station Agent, 2003), de Thomas McCarthy
127 – Expresso Polar (The Polar Express, 2004), de Robert Zemeckis
128 – Os Falsários (Die Fälscher, 2007), de Stefan Ruzowitzky
129 – Trilhos do Destino (Rails & Ties, 2007), de Alison Eastwood (Filha de Clint Eastwood)
130 – Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007), de Paul Thomas Anderson
131 – Os Indomávies (3:10 to Yuma, 2007), de James Mangold (Refilmagem de “Galante e Sanguinário”.)
132 – Expresso Transiberiano (Transsiberian, 2008), de Brad Anderson
133 – A Próxima Estação (La próxima estación, 2008), de Fernando E. Solanas.

B – Filmes brasileiros:

1 – Matar ou Correr (1954), de Carlos Manga
2 – Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias
3 - Porto das Caixas (1962), de Paulo César Saraceni
4 – Lance Maior (1968), de Sylvio Back
5 – Juliana do Amor Perdido (1970), de Sérgio Ricardo
6 – Meu Pé de Laranja Lima (1970), de Aurélia Teixeira
7 – A Casa Assassinada (1971), de Paulo Cesar Saraceni
8 – Coronel Delmiro Gouveia (1978), de Geraldo Sarno
9 – Sonho sem Fim (1985), de Lauro Escorel
10 – O Preço da Paz (2003), de Paulo Morelli
11 – A Linha do Trem (2003), de Nivaldo Lopes.