28 de outubro de 2010

JAMES MacARTHUR (1937-2010), ator

O ator americano James MacArthur morreu de causas naturais, em 28 de outubro, aos 72 anos.
Sua carreira no cinema, entre 1957 e 1968, ficou restrita a 15 filmes.
No seu segundo filme, "O Tratado dos Moicanos" (The Light in the Forest, 1958), um western passado na época da colonização dos Estados Unidos, ele tem o papel central da trama, vivendo conflito de identidade entre os valores dos índios, que o criaram, e os dos brancos. Tendo sido capturado ainda criança, permaneceu entre os moicanos até se tornar adulto, quando é devolvido à família em consequência de tratado de paz celebrado entre o exército inglês e os índios. No processo de sua readaptação à chamada civilização são ressaltados os valores positivos da cultura indígena e os negativos da gente que se considera civilizada.
Seu último papel no cinema foi no western "A Marca da Forca" (Hang 'Em High, 1968), como um pastor que canta hinos religiosos com a multidão de espectadores do enforcamento coletivo e encomenda as almas dos condenados, os quais receberam a pena máxima de um juiz perverso que comanda a execução a distância. A expressão no rosto do pastor é de quem também se deleita com o acontecimento.
Entre seus filmes citam-se ainda "No Labirinto do Vício" (The Young Stranger, 1957), "A Cidadela dos Robinson" (Swiss Family Robinson, 1960) e "Uma Batalha no Inferno" (Battle of the Bulge, 1965).
James Gordon MacArthur nasceu em 8 de dezembro de 1937, em Los Angeles. Era filho adotivo da atriz Helen Hayes e do dramaturgo Charles MacArthur. Deixou viúva a mulher do terceiro casamento, com quem tinha um filho. Foi casado com as atrizes Joyce Bulifant, com quem teve dois filhos, e Melody Patterson.